PLANTA DANINHA CAUSANDO PREJUÍZO AOS PRODUTORES DE LEITE

Uma erva daninha, praga que cresce junto ao capim chamada amendoim-bravo ou leiteira,  estar causando prejuízo aos produtores de leite.
a planta é tóxica e contamina o leite das vacas e o mesmo não é aprovado na unidade de resfriamento da Aprovale, quando é feito o teste com alisarol.
Informações técnicas da planta, segundo o site da Embrapa:

Leiteira, amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla L.)

Família: Euphorbiaceae - Origem: Regiões tropicais e subtropicais das Américas
         Descrição Morfológica: Planta herbácea, ereta , com altura variando entre 40 e 60 cm. Há produção de uma substância leitosa em todas as pártes da planta.
          Biologia: Planta anual com reprodução por sementes. Seu ciclo é curto, entre a emergência e a frutificação, podendo ocorrer várias gerações em um ano. A planta apresenta bom desenvolvimento em solos férteis e úmidos e boa capacidade de rebrotar quando da ação de herbicidas de contato.
        Distribuição: Pode ser encontrada em todas as regiões agrícolas do Brasil.
        Plântula: Cotilédone com formato alongado, sem pêlos e liso. Sua coloração é verde, podendo variar para o vermelho.
         Folhas:  Ocorrem ao longo do caule, com gemas nas axilas. São glabras, medindo de 4 a 10 cm de comprimento. As folhas inferiores são alternadas e lanceadas, enquanto as superiores são opostas ou verticiladas. Abaixo da inflorescência, há maior concentração de folhas.
        Caule: Formato cilíndrico, simples, com entrenós e nódulos no decorrer do caule. Superfície lisa e glabra, porém é possível encontrar plantas com caules recobertos de pêlos esbranquiçados e curtos. Sua coloração é verde ou avermelhada.
        Sementes: Com formato avalado irregular, apresentam de 2 a 3 mm de comprimento por 2,5 de largura e espessura. Sua casca é rígida, com a superfície áspera, fosca, sem pêlos e de coloração castanha.
        Inflorescência: Na parte superior do caule, ocorre uma bifurcação, onde se desenvolvem os ciátios (flor feminina acompanhada de 30 a 40 flores masculinas). A coloração varia entre o verde e o vermelho.
        Importante: Uma das mais importantes espécies infestantes de lavouras. Por se desenvolver e reproduzir rapidamente, apresenta elevado grau de competitividade em relação à cultura anual, por nutrientes e água.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!