CENTENÁRIO DO PRIMEIRO JORNAL DO CARIRI, "O ARARIPE"


Neste ano de 2015, faz 160 anos da primeira publicação do Jornal O Araripe, primeiro jornal produzido no Cariri cearense, cujo redator era um inteligente jovem chamado João Brígido dos Santos.
         Nascido em São João da Barra, no atual estado do Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1829, João Brígido, com apenas 27 anos de idade foi o principal idealizador do referido hebdomadário, cuja a primeira edição saiu no sábado do dia 7 de julho de 1855, confeccionado na Cidade do Crato, na Tipografia Monte & Companhia, sita à Rua da Matriz, sob as expensas de do Sr. José Montes Furtado.
         Nesta edição o redator não deixa dúvida sobre a primogenitura do dito semanário na região do Cariri, ao arrematar que: “O nosso destincto amigo, o Sr. José do Monte Furtado vem de ministrar-nos um prello mandando vir a expensas suas, e hoje pela primeira vez após dusentos annos de existencia social o ameno Carirì lê um jornal impresso na Cidade do Crato, sua sede natural”
         O Araripe, inicialmente, trazia como logomarca a imagem de um índio trajando uma saia de penas e um cocar sobre a cabeça, bem como um arco nas mãos. Em verdade, suas armas eram setas envenenadas, palavras tão doridas quanto uma flechada à queima roupa, nem sempre disparada pelo redator, mas por alguns habitantes da região que se digladiavam francamente por inúmeras páginas.
         O conteúdo deste jornal era variado, passando por questiúnculas banais a temas de grande monta, como a criação da Província do Cariri. Também noticiou vastamente sobre a marcha da cólera-morbo que se dirigia paulatinamente ao Cariri e a esperança de tratá-la com suco de limão.
         Outros temas curiosos também são abordados pelo O Araripe, como o conflito dos moradores pelas águas das nascentes, os prejuízos causados pela pecuária à agricultura, a fuga dos escravos, intrigas políticas, corrupção, etc.            
         O Araripe, além de indicar uma produção intelectual intensa no interior do Ceará, também atesta a circulação de outros periódicos no meio interiorano, como o Correio Mercantil, o Correio da Tarde, O Cearense e outros, apontando relativa ilustração de uma parcela da população daqueles rincões.
         O hebdomadário O Araripe teve 336 números, datando sua última publicação do dia 18 de fevereiro de 1865.
         Por fim, aqueles que tiverem interesse de ler esta obra monumental, a coleção deste jornal pode ser vista na hemeroteca da Biblioteca Nacional, disponível no seguinte endereço: http://memoria.bn.br/hdb/uf.aspx

(Jornal Acontece, Região do Cariri - De 21 de janeiro a 31 de janeiro de 2015, Nº 54 - Ano 6 - Fundado por Antonio Rodrigues Peixoto, p. 06).

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!