Marcelino, o Menino da Tábua


Marcelino, segundo os relatos, foi um bebê prematuro, tendo nascido de sete meses.
Vítima de uma doença que o impedia de andar e restringia seu crescimento, passou a maior parte da sua vida deitado sobre uma tábua de lavar roupa. Para se alimentar consumia apenas leite e água, não gostava de usar roupas e não deixava que forrassem sua tábua. Também se diz que nunca saía de casa e jamais viu a luz do sol.
Morreu no dia 31 de agosto do  ano de 1945 e foi enterrado junto com sua tábua.
Logo depois da morte de Marcelino, seu túmulo se tornou o destino de romeiros, que vinham pedir sua ajuda. Uma capela foi construída ao lado para abrigar ex-votos e agradecimentos pelos milagres a ele atribuídos. Foi instituída uma festa anual em sua homenagem.
Em 2011 a comemoração atraiu milhares de fieis. No mesmo ano, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) apresentou projeto de lei declarando a cidade de Maracaí uma Estância Turística Religiosa e inclui a festa no calendário turístico de São Paulo,
Embora tenha morrido aos 45 anos, a imagem venerada pelos romeiros é a de uma criança.

Música

Parte da popularidade alcançada pelo culto se deve às canções gravadas pela dupla sertaneja Pardinho & Pardal.
Em 1978, eles gravaram Menino de Tábua. O sucesso levou à continuação Os milagres do Menino da Tábua, em 1981, com a participação de Tião Carreiro e Paraíso. A trilogia se encerrou com Capela do Menino de Tábua.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Menino_da_T%C3%A1bua


Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!