Seu Lunga não é assim - Por Mundim do Vale

Caro vate Jotabê
O seu verso foi precário,
Seu Lunga do Juazeiro
Não é nenhum salafrário.
Seu cordel possui poética,
Mas tem ausência de ética
E de valor literário.

Não gostei do seu cordel

Meu poeta Jotabê,

Pois com relação ao tema

Eu achei um fuzuê.
Seu verso é tendencioso,
Vulgar e periculoso
O que houve com você?


Seu Lunga é um patrimônio
Da cultura popular,
Tem presença de espírito
Para o poeta rimar.
Mas você tirou proveito,
Indicou Lunga a prefeito
Pra ridicularizar.


Juazeiro é aterra santa
Do Padim Ciço Romão,
Não merece esse cordel
Com tanta insinuação.
Se você vier aqui,
Vai ver que o Cariri
Não quer prostituição.


Seu verso falou de Lunga
Tratando por delinquente,
Falou de corrupção
Como uma coisa decente.
O verso alem de vulgar,
Pode até incentivar
Consumo de entorpecente.


Seu cordel tem boa rima
Porém falta compromisso,
Pra falar do velho Lunga
Não necessitava disso.
O verso feriu romeiro,
Desacatou Juazeiro
E agrediu Padim Ciço.


Eu escrevi Padim Ciço
Pra demonstrar devoção,
Mas sei que o nome é
Padre Cícero Romão.
Para nós ele é um santo,
Fique quieto em seu canto
Não mexa em meu Padim não.


Com respeito a cangaceiro
Você falou com razão,
Os bandidos do cangaço
Eram monstros no sertão.
Mas pra matar e roubar,
Não precisa reencarnar
O bandido Lampião.


O seu Lunga é brincalhão
Mas é homem de vergonha,
O fim do tráfico de droga
É o que ele mais sonha.
O seu cordel não devia,
Fazer tanta apologia
A cocaína e maconha.


Você sabe meu poeta
Que o cordel é mensagem,
Mas você falou do Lunga,
Sem conhecer sua imagem.
Acho que você pecou,
Porque nunca pesquisou
Lunga para personagem.


Juazeiro é do seu Lunga
Seu Lunga é do Juazeiro,
Romeiro é do meu Padim
Meu Padim é do romeiro.
Por isto nossa cidade,
Não é casa de comadre
Pra servir a fofoqueiro.


Pelo jeito que estou vendo
Você não é bom cristão,
Usou o nome do Lunga
Mas foi sua a inspiração.
Falou puta que Pariu,
Debochou e agrediu
A nossa religião.


Eu conheci o seu Lunga
Na cidade de Jardim,
E eu garanto a você
Ele não é cabra ruim.
Coisa de boca de fumo,
Ele não segue esse rumo
SEU LUNGA NÃO É ASSIM.
Mundim do Vale.

Publicado originalmente na página memoriavarzealegrense no Facebook

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!