Imagem: |
A festa do nosso Padroeiro São Raimundo Nonato sempre foi um um sucesso desde o início. Mesmo quando não havia a igreja, não tinha luz na freguesia, Várzea Alegre fazia pertencia a Lavras da Mangabeira, Acho que só havia mesmo a novena. A primeira banda de música só foi formada porvolta de 1920
Mesmo assim atraía visitantes de outras cidades e regiões, principalmente dos Inhamuns, devido a grande relação das famílias daqui com as de lá. Eles dos Inhamuns chamavam aqui de "Machado". " Vamos para o Machado" !
Nos relatos dos mais velhos, como o senhor Chico André sempre nesta época do ano, famílias inteiras saiam dos Inhamuns para aqui passar a festa e receber as bençãos milagrosas de São Raimundo Nonato .
Gostavam tanto daqui que a minha bisavó paterna, Clara Maria de Jesus preferiu se viu obrigada a se casar com meu bisavô Manoel Leandro ( neto de Papai Raimundo) a ter de deixar de andar na Várzea Alegre.E isso durante uma "festa de agosto"!
Giobani Costa
Giobani Costa
![]() |
Leilão de São Raimundo de 1962, foto do arquivo de D. Mundinha Sátiro Bitu |
Prezado Giovane - Havia uma reciprocidade de Fé. No novenário de Nossa Senhora da Paz em Arneiroz os varzealegrenses fazia romarias também. Além de José Raimundo do Sanharol que se casou com Antonia de Morais Rego, filha do Gabriel de Morais Rego, cinco dos seus filho se casaram com filhos de Manuel Alves Feitosa, Manuelzinho do Pita de Arneiroz. Havia uma ligação muito grande dos laços de família com Arneiroz, assim como com o Crato.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGeovane - Eu fiz um comentário nesta pagina e não o vejo. Mas, o que quero é te avisar que amanhã postarei no nosso Blog uma foto de Gabriel de Morais Rego, primeiro filho do segundo casamento de José Raimundo do Sanharol com Antonia de Morais Rego, Totonha. Se você interessar pode transcrever para o Inharé. Gabriel era um elo de ligação de Várzea-Alegre, Crato e Arneiroz. Abraços.
ResponderExcluirO comentário foi visualizado. Tudo bem. Gabriel faleceu em Crato no ano de 1919. Está sepultado no Cemetério Nossa Senhora da Piedade.
ResponderExcluir