Obrigado Cantador _ Por Tiburcio. Bezerra

OBRIGADO, CANTADOR!...

Sábado, dia 19 de novembro, a Casa de Juvenal Galeno, em Fortaleza, através da nossa conterrânea Linda Lemos, abriu seu auditório para recepcionar um evento tipicamente varzealegrense.

Aconteceu alí o lançamento de um livro, de autoria de Tibúrcio de Souza Bezerra, também conhecido popularmente por Tibúrcio Bezerra, meu primo e xará. Com a presença de vários membros da Academia de Letras Juvenal Galeno, veio à lume uma  valiosa obra literária.  OBRIGADO CANTADOR é o título do livro com que o pesquisador e menestrel Tiburcio Bezerra brindou a comunidade nordestina.

Com riqueza de detalhes, o autor descreve em versos a saga do Rei do Baião. Foi feliz ao lembrar-se de que Luiz Gonzaga cantou para o papa João Paulo II e este, ao final da homenagem, esboçando um sorriso, simplesmente exclamou: "OBRIGADO, CANTADOR!... Foi muito feliz o Tibúrcio ao intitular a sua obra.

Vivemos uma tarde de alegria. Ao apresentar o livro, o autor não escondeu a sua emoção e demonstrou profundo conhecimento da vida do biografado.  No auditório, além dos acadêmicos, estavam seus primos (só Tibúrcio havia três) e amigos, que, também comemoravam, além da façanha literária, a bravura de um homem simples, nascido e criado nas Varas e que tem projetado sua vida por trás de um injusto anonimato.

Inspirado e talentoso cordelista, Tibúrcio vive em São Luiz, capital maranhense, sem esquecer contudo o jeitão próprio do povo de Várzea Alegre. Jocoso e brincalhão, não nega o parentesco próximo com PEVÉI e assim agrada a quantos têm o prazer de conviver com ele.

Ganha mérito, também, em razão daquele evento literário, a nossa conterrânea e acadêmica Linda Lemos, a quem chamei de grande anfitriã. Sem ela, com certeza, nada teria sido possível. E a festiva tarde de autógrafos acabou se transformando num belo encontro de varzealegrenses e, sobretudo numa confraternização de netos do velho Tibúrcio Bezerra, das Varas.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!