Colesterol

Sempre que se fala em colesterol, o HDL é chamado de bom e o LDL de mau colesterol. Quanta injustiça! Certamente ter níveis altos de HDL é essencial para a saúde, porém o LDL vem em partículas de diversos tamanhos, e só as partículas pequenas e densas apresentam perigo. Segundo vários estudos, níveis altos de LDL estão inversamente associados com a mortalidade nas pessoas com mais de 60 anos. Isto significa que se o colesterol LDL é baixo, a chance de morrer é maior. Idosos com LDL elevado vivem tanto quanto ou mais do que aqueles com LDL baixo, então qual a validade de se tentar baixar tanto o colesterol?
LDL baixo aumenta a chance de ter doenças fatais. Mais de uma dúzia de grupos de pesquisa têm demonstrado que o LDL combate e inativa uma ampla gama de micro-organismos e suas toxinas. Uma taxa alta de colesterol está associada com a redução na mortalidade por doenças respiratórias e gastrointestinais, que geralmente são infecciosas. Em um estudo feito com mais de 100 000 indivíduos saudáveis por 15 anos, aqueles, cujo nível de colesterol inicial era baixo, foram hospitalizados mais frequentemente por causa de doenças infecciosas.
O LDL elevado pode proteger contra o câncer, isto porque muitos tipos de câncer são causados por vírus. Nove estudos, incluindo mais de 140.000 indivíduos seguidos por 10 a 30 anos, encontraram uma associação inversa entre câncer e colesterol total (quanto maior o colesterol, menos câncer). Vejam que interessante, as pessoas portadoras de hipercolesterolemia familiar (quando os níveis de colesterol são muito altos) têm um índice significativamente menor de câncer. E ainda tem mais, um LDL alto pode inclusive ser protetor do coração: em muitos estudos houve a constatação de que o LDL é menor do que o normal em pacientes com infarto agudo do miocárdio.
*British Medical Journal 2016. Lack of an association or an inverse association between low-density-lipoprotein cholesterol and mortality in the elderly: a systematic review.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!