Repentista inova universo da cantoria - Por Fillipe Donner

Exibindo Foto Divulgação MAC.jpg
Repentista inova universo da cantoria
Muitos repentistas nordestinos convertidos ao evangelho estão usando a viola como instrumento de divulgação de conteúdos bíblicos e de temas relacionados ao cotidiano da igreja.
Um deles é Francisco Emídio, da cidade de Limoeiro do Norte(CE), que se apresenta neste sábado, no Sítio Vacaria, município de Várzea Alegre, no Ceará. O evento vai acontecer na residência do senhor José Francilino, a partir das 19h00.
Segundo Emídio, as cantorias gospel denominadas ao Pé da Cruz não anulam as tradicionais cantorias Pé de Parede. "Pelo contrário, elas emergem como nova opção para o público consumidor que gosta da cultura popular", disse, ao explicar que a mudança está no conteúdo cultural que prioriza o universo gospel.
Francisco Emídio lançou recentemente o projeto denominado de MAC - Missão Através da Cultura. Essa iniciativa vem se notabilizando pela divulgação de conteúdos, eminentemente, bíblicos por meio da cantoria gospel. "Temos recebido apoio da igreja local e de irmãos que fizeram adesão ao Projeto como mantenedores", informou ao destacar que cerca de 100 pessoas já estão filiadas ao Projeto.
Dentre as pérolas culturais de autoria do poeta com grande aceitação popular encontram-se as canções Crente Trocador, Carro Velho, Conversa para boi dormir, Exemplo de Salvação e As coisas que pai me disse. CD, DVD e cordéis são produtos usados pelos repentistas para fidelização de seus públicos consumidores no meio secular e evangélico.
Ele acrescentou que o Projeto MAC alcança as comunidades nas cidades e nos sítios, nas vilas e povoados, realizando apresentações de apoio aos trabalhos das igrejas de cada localidade. Para isso ele conta com outros colegas poetas repentista também dedicados à divulgação do evangelho, com destaque para Chico Vieira, de Iguatu, com quem divide o púlpito nesta sábado no Sítio Vacaria.
Outros cantadores com trabalho semelhante foram lembrados pelo poeta e são: Barra Azul; Gilvan Alves; João Luiz; Zé Alves; Isaias Olímpio; Aparecido Ribeiro; João Batista; Louro Branco; dentre outros.
As pessoas interessadas em conhecer mais sobre o Projeto MAC - Missão Através da Cultura - podem entrar em contato com o poeta Francisco Emídio, pelo facebook ou pelo telefone (88) 9-9769.8803 (watsapp).
* Colaboração jornalista Filipe Donner.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!