Porque é tão difícil simplificar a vida? Por Sydney Finkekstein

*


Por que é tão difícil simplificar a Vida?*

Se tem uma coisa que a maioria das pessoas tem em comum, independentemente de o quanto trabalham e do que fazem nas horas de folga,é que elas estão sempre ocupadas, sempre alertas, sempre tentando cumprir uma longa lista de tarefas e desafios que aparecem em seus caminhos.
Mesmo quando elas estão cientes de tudo o que precisam fazer,o próprio volume de post-its com lembretes,o bloco de notas do smartphone e até a velha e boa lista de tarefas a serem cumpridas já significam uma grande dose de complicações.
A tecnologia está aqui para ajudar a tornar o dia a dia mais eficiente,mas, ironicamente,ela também contribui com sua parcela de complexidade desnecessária,com os infinitos pedidos de “log in” e nossas caixas de entrada se enchendo com centenas de e-mails por dia. E a pilha de simplificadores tecnológicos que complicam a vida só cresce – de quantas senhas precisamos lembrar para entrarmos em todos os aparelhos e sites que usamos em casa e no trabalho?
*Espaços sem complexidade*
Será que a solução seria criar espaços na vida que sejam livres de complexidade, nos quais,ao menos de vez em quando, pudéssemos nos sentir equilibrados e menos estressados?
A ideia não é tão louca quanto parece. Muitos de nós provavelmente já participamos de atividades cujo principal benefício é a sensação de simplicidade gerada, ainda que fugaz. Se você pratica ioga ou meditação, vai entender o que estou dizendo.
Psicólogos se referem a isso ao poder da plena consciência,o que também pode ser entendido como viver o momento presente e não sobrecarregar o cérebro com muitas outras coisas.
Aceitar a verdadeira simplicidade no cotidiano nem sempre é algo simples,mas também não é impossível. E há maneiras de criarmos mais áreas livres de complexidade. Aqui estão algumas ideias que podem ajudar:
*Resista a verificar seu e-mail constantemente*
A única maneira de fazer isso é saindo do programa de e-mail que você utiliza. A tentação de verificar cada nova mensagem que entra é muito grande. Determine um período no qual você ficará desconectado. Comece com 20 minutos e tente chegar a duas horas ou mais.
Se não conseguir fazer isso,o problema pode não ser a quantidade de tarefas pendentes,mas talvez um possível vício por e-mail. Lembre-se: os telefones ainda funcionam, então fechar a caixa de entrada não é a mesma coisa que se trancar em um mosteiro.
*Reaja menos*
Muitos chefes passam a maior parte do dia apagando incêndios,reagindo ao que está acontecendo, em vez de se dedicar mais a controlar os eventos. É possível quebrar esse ritmo introduzindo um “intervalo para reflexão” de 15 minutos no maior número de dias possível. Esse será o seu momento para pensar – algo cada vez mais raro no nosso mundo non-stop. Tente refletir sobre o que você poderia fazer melhor, o que poderia realizar de maneira diferente e até no que você não deveria executar. Aproveite esse tempo para ser mais proativo em vez de reativo. A sensação de controle que vem com a reflexão vai compensar na forma de estresse reduzido.
*Use seus recursos*
Imagine se você pudesse,num passe de mágica,criar uma equipe de pessoas para ajudá-lo em vez de ser você a fazer tudo. Uma boa notícia para que tem um cargo de chefia: provavelmente já existem pessoas se reportando a você. Os melhores chefes são os grandes distribuidores de tarefas. Se esse é o seu caso,aproveite.
Se não,entenda que os princípios de delegar são bem simples. Estabeleça metas claras. Prepare as pessoas para assumirem mais responsabilidades. Peça para que elas prestem contas. Oriente-as. Você saberá se está no caminho certo quando se sentir confiante para ter seus intervalos de reflexão todos os dias.
Todas essas sugestões trarão um resultado que vale mais do que qualquer outro: elas criam tempo. E mais tempo traz mais controle e menos estresse. A simplicidade é um desses raros momentos em que o velho ditado de que “menos é mais” realmente faz sentido.

 (Sydney Finkelstein
Fonte: BBC Brasil)

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!