Vila Feitosa - Por Prof. Feitosa Colô


Vila Feitosa


I

Entre os vales e serras de São Pedro do Cariri

De paisagens lindas e verdejantes

Pousa o distrito Vila Feitosa, rico e importante.

Cirilo Alves Feitosa, com coragem e pioneirismo

Construiu o povoado com trabalho, fé e heroísmo.


II

Nascido nos Inhamuns, estabelecido no Cariri,

terra de povo corajoso, de predicado e renome.

Casa-se com uma moça nobre e contida,

Maria da Luz Borges era o seu nome.

Matriarca da grei Feitosa, mulher de caráter e sobrenome.



III

Sob o orago de Senhora de Santana;

Vila Feitosa é abençoada e protegida.

Apicultura, agricultura e pecuária,

Lugar de terras férteis e produtivas.

Colhendo riqueza, amor e vida.


IV

Homens e mulheres, de força e coragem,

Trabalharam a terra, cultivaram a felicidade;

aos filhos, a herança do maior legado;

Honestidade, lealdade e sinceridade.

Vila Feitosa, patrimônio e dignidade.


V

Neste torrão amado, a família Feitosa cresceu;

Irmãos e amigos infinitos, festejos e renovações.

Símbolos de unidade, Deus nos corações.

Lugar de povo alegre, de louvores e caridade.

Vila Feitosa é história, cultura e prosperidade.


VI

Vila Feitosa em seu seio, o amor.

Em seu povo; uma identidade.

Em suas terras; a riqueza.

Em sua juventude, o progresso.

E em todos; a hospitalidade.



Composição.

Prof. Gurgel Feitosa.


Prof. Gurgel Feitosa

Juazeiro do Norte, 27 de agosto de 2017.


Em 1862, o Capitão João Alvares da Feitosa (Patriarca da família Feitosa no Brasil), português adquire várias sesmarias no rio São Francisco, mas especificamente em Penedo, Alagoas. Casa-se com Ana Gomes Vieira, filha de outro grande sesmeiro, compatriota, Cel. Manoel Martins Chaves, no mesmo rio, porém na margem oposta, pelo lado do estado de Sergipe, atual Porto da Folha/Se.

Deste consórcio nascem pelo menos dois filhos. Foram eles: Cel. Francisco Alves Feitosa e o Comissário geral de cavalaria Lourenço Alves Feitosa que morreu sem deixar descendência, pois seu único também morre. O primeiro obteve três casamentos, sendo o primeiro com a senhora Catarina Cardosa da Rocha Resende Macrina, viúva do patriarca da família Pereira, deixando seus filhos como enteados do Cel. Francisco Alves Feitosa (Patriarca da Família Feitosa no Ceará), e povoadores de Pajeú das Flores, Pernambuco. (Família Pereira do Canto)

O Cel. Francisco Alves Feitosa adquire dezenas de sesmarias entre os estado de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e no Ceará para onde se dirige em 26 de janeiro de 1707 indo se estabelecer na região dos Inhamuns, na faz. Cococi, atualmente distrito do município de Parambu.

            É do Cel. Francisco Alves Feitosa que descende todos os membros da família Feitosa, e temos a região dos Inhamuns, no Ceará, como sendo o berço desta grei.

            Por volta de 1840, dados colhidos dos homens mais velhos do distrito de Vila Feitosa, que neste ano Cirilo Alves Feitosa teria chegado ao sítio Serrote, assim como era chamado e ainda aludido, tradicionalmente, este topônimo. Porém, sabemos que Vila Feitosa é o nome oficial desde 1957.

            Teria, ele, chegado com pouca idade, por volta dos seus 16 anos, muito jovem, contudo, muito destemido, corajoso e de espírito progressista como são os Feitosa dos Inhamuns. Segundo a tradição, ele era proveniente de Pajeú das Flores/Pe, cujo pai de nome João Tavares Feitosa era originário dos Inhamuns, e que, devido as contendas por terra, muito comum naqueles anos, e cuja a lei era impetrada pela força pelas armas, fizeram João Tavares Feitosa zarpar dos Inhamuns e se fixar em Pernambuco, em Pajeú das Flores sob tutela de seus parentes da família Pereira (ESTUDO EM ANDAMENTO CONFIRMAÇÃO DESTA HIPÓTESE).

            Neste interim, Cirilo Alves Feitosa se estabelece no sítio Serrote, compra grandes levas de terra e passa a ter grande influencia e consideração dentro sociedade de São Pedro de Caririaçu (Atual Caririaçu). Por esse tempo, enamora a jovem Maria da Luz Ferreira Borges (Conhecida com Dona Da Luz), uma mulher de estirpe da, também, tradicional família Borges que hoje enobrece esta importante cidade caririense, família proveniente do Rio Grande do Norte.

            Até então o sítio Serrote era povoado por pequenos produtores rurais pertencentes as famílias de pouca expressão na comuna. O enlace matrimonial de Cirilo e Da Luz foi envolto de muita discórdia pela família da nubente, pois era muito famosa a família Feitosa por sua valentia e com receios, existiam opiniões discordantes ao casamento de ambos.

            Por aquele ano, a Família Feitosa, era a mais importante em todo o estado. Ela estava detendo os poderes econômicos e judiciais, e sob a sua tutela o povo dos sertões, que muitos casos ficaram usados a força e o bacamarte para impor seus domínios. Por esta monta, a contrariedade da família Borges com Cirilo Alves Feitosa. Após casar-se Cirilo e ter seus 12 filhos, nenhum fora registrado com o sobrenome Feitosa Borges, devido aos impasses com a família Borges o mesmo omiti o nobre sobrenome em seus descendentes. Contudo, as rivalidades foram sanadas, o que foi suprimido, logo, estariam em plena harmonia clânicas até os dias atuais.

            Contudo, foi deste enlace e de seus 12 filhos que o sítio Serrote despontaria, e, Cirilo e os filhos dominariam vastas propriedades rurais povoando-as com seus descendentes.

            Daí em diante nasceu seus netos, bisnetos e o sítio Serrote passariam a ser conhecido como sítio dos Feitosa. Ora chamando-o de Sítio Serrote e também de Feitosa devido ao grande número de membros desta família originários do patriarca Cirilo Alves Feitosa e de Maria da Luz Ferreira Borges.

            Cirilo Alves Feitosa foi, sem dúvida nenhuma, um homem de extraordinária inteligência, resoluto e de espírito desbravador como o patriarca, português, Cel. Francisco Alves Feitosa. Logo, Cirilo despontaria como vereador da comuna e no biênio 1913-1914 se tornaria prefeito municipal, ano de muita tenção devido a Sedição de Juazeiro.

            - O nome Sítio Serrote advém do expressivo relevo, que atualmente, os chamam de Serrotão, cujo topo consta um cruzeiro, ponto de concentração de peregrinos durante a Semana Santa. Entretanto, a Vila Feitosa se localiza no sopé deste relevo, cuja paisagem é predominante.

            - O riacho do Rosário é outro expressivo acidente geográfico, seu leito pedregoso denuncia sua feição intermitente, no período chuvoso de dezembro e junho, o volume hídrico alimenta a barragem do Rosário localizado no distrito de Quitaiús já no município de Lavras da Mangabeira.


- Sobre o primeiro padre a celebrar missa em Vila Feitosa.


            A minha pesquisa está em andamento, porém se sabe que ali está uma Capela sob o orago de Senhora Santana, portanto, não há padre fixo, sendo o pároco da matriz de Caririaçu o principal celebrante, ou, outro dirigido e orientado pela referida matriz aos atos canônicos da mesma. Porém, aos 09 de novembro de 1870 nasce a Paróquia de Caririaçu, lei Provincial nº 1.362. Mas, antes desta data, o padre cratense Manoel Carlos da Silva Peixoto já celebrava missas, onde, hoje funciona a câmara municipal de Caririaçu. Em 1964, esse mesmo padre projeto uma capela sendo ele o primeiro cura, depois sucedido pelo Missão-velhense Manoel Rodrigues de Lima. O terceiro padre foi João Carlos Augusto, de Lavras da Mangabeira e o quarto foi o Pe. Cícero Romão Batista de 1889 à 1892. O quinto padre foi o assareense Antônio Alexandrino de Alencar, o sexto padre foi Augusto Barbosa de Menezes (Por 38 anos), depois vieram os padres Francisco das Chagas Barros, Limeira, João Linhares de Lima, Vicente Alves Feitos e outros.

            Portanto, é muito provável que todos os padres aqui relacionados estiveram no Sítio Serrote e posteriormente Vila Feitosa prestando suas desobrigas. Só vasculhando antiguíssimos alfarrábios na Arquidiocese de Crato descobriremos essa incógnita.

            Vale ressaltar o nome do benevolente padre Vicente Alves Feitosa, que assumiu a cúria da matriz de São Pedro em 1949 perfilando 64 anos de belíssimos trabalhos eclesiásticos como muita fé e moralismo até o ano de sua morte aos 16 de maio de 2013.

            O padre Vicente Alves Feitosa é nascido nos Inhamuns, no seio da Família Feitosa, descendente direto dos desbravadores e colonizadores do sertão dos Inhamuns. Pe. Vicente Alves Feitosa era sobrinho do genealogista Leonardo Feitosa, um homem sertanejo de poucos estudos residente na longínqua Arneiroz, mas foi dono de uma inteligência impar e brilhante, autodidata, o mesmo foi vereador, prefeito, delegado, estafeta e escritor, nesta arte deixou o maior legado para a posteridade da família Feitosa, o livro TRATADO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA FEITOSA, publicado em 1952, após 45 anos de pesquisas, com segunda edição em 1985, fac smile.

            Sem dúvida nenhuma, o Pe. Vicente Alves Feitosa esteve centenas de vezes na capela de Vila Feitosa realizando batizados, casamentos de grande parte dos descendentes do pioneiro Cirilo Alves Feitosa e de Maria da Luz Ferreira Borges, além dos festejos de Senhora Santana.

Pe. Vicente Alves Feitosa é a maior expressão na Vila Feitosa, além dos informes referentes as suas desobrigas no referido distrito o nobre reverendo era do mesmo clã Feitosa, logo, suas identidades se afeiçoavam.


- Sobre a pretensa publicação de um livro sobre a genealogia e história de Vila Feitosa.


            Desde muito novo me interesso pela genealogia e história da família Feitosa, clã que eu também faço parte. Sou nascido no Inhamuns, descendo do pioneiro português João Álvares da Feitosa e de seu filho, considerado patriarca da família Feitosa no Ceará, Cel. Francisco Alves Feitosa. Por esta ordem, sou parente muito próximo de Pe. Vicente Alves Feitosa, pois a minha avó paterno é sobrinha dos pais do nobre reverendo.

            Desde então mantenho um arquivo particular de fotos, documentos, objetos, jornais e, principalmente, livros sobre a família Feitosa.

            Portanto, a Vila Feitosa estava em minhas pesquisas e em contato com meus parentes, ali finquei raízes que culminaram num namoro e posterior casamento com a nobre professora Maria de Lourdes Feitosa, trineta do patriarca da família Feitosa de Vila Feitosa Cirilo Alves Feitosa e de Maria da Luz Ferreira Borges.

            Contudo, resolvi efetivar esta pesquisa para, num futuro próximo, publicar este alentado opúsculo, que não será apenas um tratado clânico, mas sim um documento para os munícipes, fonte de pesquisa e elo telúrico para a posteridade.

            Toda pesquisa se encontraram diversas dificuldades, desde o acesso a fontes primárias em arquivos e cartórios, aos gastos financeiros para este objetivo. O Brasil, diferentemente, dos países europeus, principalmente Portugal, têm academias específicas para tais pesquisadores, logrando aos mesmos bons subsídios e remuneração, além de apoio gráfico para publicação de trabalhos, pois pesquisas desta ordem é entendido como sendo se prioridade nacional, cujo valores arraigados e enaltecidos logram patriotismo e amor ao torrão natal.

Comentários

  1. Poderia me informar os filhos dos primeiro casamento de CATARINA CARDOSA MACRINA , com MANUEL PEREIRA (O) DO CANTO?

    ResponderExcluir
  2. Gostei do que li. Tendo algumas dúvidas, quero que estes textos me ajudem. Entre em contato comigo através do sem.jeffersonfeitosa@gmail.com.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!