ZÉ DE JULIÃO, HONRADO EX-CANGACEIRO, PRIMEIRO PREFEITO DE FATO ELEITO EM POÇO REDONDO-SE - Por*Rangel Alves da Costa

ZÉ DE JULIÃO, HONRADO EX-CANGACEIRO, PRIMEIRO PREFEITO DE FATO ELEITO EM POÇO REDONDO-SE 
*Rangel Alves da Costa 
Certamente que nos anais da história política de Poço Redondo, consta Artur Moreira de Sá como o primeiro prefeito do município. Com efeito, Seu Artur – assim comumente conhecido - foi o primeiro gestor a assumir os destinos do recém-criado município, desmembrado que fora de Porto da Folha e passando a tomar conta do seu destino a partir da Lei Estadual nº 525-A, de 25 de novembro de 1953. 
Mas a versão surgida e que foi tomando sentido de realidade é que Artur Moreira de Sá sequer teve o mesmo número de votos que seu adversário naquela primeira eleição de 03 de outubro de 1954 e disputada contra José Francisco do Nascimento, mais conhecido como Zé de Julião, o ex-cangaceiro Cajazeira do bando de Lampião. Parece uma história atravessada, mas não é não. 
Explica-se. O candidato das forças políticas estaduais era Artur Moreira de Sá, oriundo de Porto da Folha. E a primeira estratégia de campanha foi espalhar o boato que Zé de Julião não poderia ser candidato porque era um ex-cabra de Lampião, perigoso e malfeitor, um reles bandido, e ninguém podia aceitar um cangaceiro como prefeito. Mas o ex-cangaceiro não se intimidou e enfrentou as forças do poder. Deu empate: 134 votos para cada candidato. Mais velho, então Artur Moreira acabou sendo proclamado vitorioso. 
É neste ponto que a história vira de ponta cabeça. Nos arquivos e atas da justiça eleitoral realmente consta o empate havido entre os dois candidatos. Artur Moreira de Sá com 134 votos e José Francisco do Nascimento também com 134 votos. E o critério de desempate pela idade acabou favorecendo o candidato do Partido Republicano - PR, Seu Artur. 
Contudo, não só o pleito havido debaixo de perseguições e abusos teve sua validade contestada por muito tempo, como as próprias pessoas que participaram diretamente daquela eleição – presidentes de mesa, mesários, delegados, etc. – passaram a testemunhar um resultado totalmente diferente. E tais testemunhos apontam, sem quaisquer dúvidas, que o candidato com maior número de votos havia sido Zé de Julião. Quer dizer, o empate foi uma estratégia forjada para dar a vitória ao candidato governista. 
Algumas pessoas de Poço Redondo ainda recordam como tudo se deu, ou seja, como o candidato Artur Moreira acabou sendo eleito mesmo tendo sido derrotado nas urnas. E um testemunho dado por Dona Maristela de Sá, que naquele pleito havia trabalhado em seção eleitoral e participado da contagem dos votos, deixa induvidosa tal questão. Com efeito, no recente documentário “Zé de Julião – Muito Além do Cangaço”, de Hermano Penna, a hoje octogenária ex-professora conta tudo sem meias palavras. 
Diz Dona Maristela: O candidato eleito foi Zé de Julião. Mas como os governistas, com a conivência da justiça eleitoral, não aceitavam de jeito nenhum o resultado, então resolveram tomar a eleição a todo custo. Então começaram a recontar os votos até que chegasse ao empate. A cada nova contagem, cédulas com votos de Zé de Julião eram derrubadas e escondidas debaixo das solas dos sapatos. Quando chegou ao empate, então se deram por satisfeitos, pois sabiam que o mais velho seria proclamado vitorioso. E o mais velho era Artur. Mas quem teve mais votos foi mesmo Zé de Julião”. 
Significa dizer, pois, que, de fato, o primeiro prefeito eleito de Poço Redondo, ou aquele que obteve mais votos na eleição disputada no recém-criado município foi José Francisco do Nascimento, o Zé de Julião, um honrado, amado e admirado ex-cangaceiro do bando de Lampião, esposo da também cangaceira Enedina, e desta desapartado pela morte na fatídica chacina da Gruta do Angico em 1938. Entretanto, como lhe usurparam vergonhosamente a vitória, quem tomou posse por forjado direito foi Artur Moreira de Sá. 
Não se pretendeu aqui lançar qualquer negativa ou dúvida sobre Seu Artur como o primeiro prefeito de Poço Redondo. A História assim conta e como tal deve ser considerada. Os fatos demonstram, porém, que sua vitória não se deu nem por maioria de votos nem mesmo por empate. Considerando-se o que por muito tempo foi ressurgindo como uma verdade ocultada e pelo testemunho vivo de Dona Maristela, simplesmente “tomaram na tora” e vitória dada a Zé de Julião pela maioria dos eleitores poço-redondenses de então. 
Zé de Julião ganhou, mas não levou, como popularmente se diz. O que, por justiça, não afasta o seu reconhecimento como primeiro prefeito eleito de Poço Redondo. 
Escritor 
blograngel-sertao.blogspot.com
ZÉ DE JULIÃO, HONRADO EX-CANGACEIRO, PRIMEIRO PREFEITO DE FATO ELEITO EM POÇO REDONDO

*Rangel Alves

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!