A Mulher no Cangaço : Quando uma mulher se tornava cangaceira

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, árvore e atividades ao ar livre

Quando uma mulher se tornava cangaceira, começava uma jornada perigosa e cheia de incertezas, em que poderia perder a própria vida. A aventura no Cangaço poderia ter final trágico.
As perseguições não se restringiam apenas aos cangaceiros e suas companheiras, quando uma jovem ia para o Cangaço e a polícia tomava conhecimento, sua família ficava exposta a perigos e perseguições por parte da polícia.
Muitas famílias de cangaceiras sofreram fortes perseguições, torturas e prejuízos patrimoniais. As volantes não deixavam barato. Algumas dessas famílias tiveram casas danificadas, animais mortos e até mesmo propriedades incendiadas.
Alguns parentes de cangaceiras foram presos, podemos citar como exemplo o pai da cangaceira Durvinha, Pedro Gomes, Dadá menciona em documentário que seus irmãos foram presos e torturados, tendo as unhas arrancadas com ponta faca . A residência dos país de Maria Bonita foi depredada e danificada pelas volantes, a família de Maria havia fugido durante a noite. O coiteiro Manuel Pereira que não fugiu, terminou morto pelas volantes.
Algumas famílias de cangaceiras deixavam tudo o que tinham para trás com medo de serem mortos ou torturados pela polícia. A vida no Cangaço não afetava apenas os cangaceiros, suas famílias eram expostas ao perigo e a situações de sofrimento , correndo o risco de perder o bem mais precioso, a vida.
Bibliografia Consultada:
Lampião O Cangaço E Seus Segredos
Documentário:
A Mulher no Cangaço
Foto: Benjamin Abrahão
Lampião , Maria Bonita e Cristina.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!