A OVELHA GENEROSA António Torrado escreveu e Cristina Malaquias ilustrou


Era uma ovelha muito generosa. Sabem o que é ser
generoso? É gostar de dar, dar por prazer.
Pois esta ovelha era mesmo muito generosa. Dava lã.
Dava lã, quando lhe pediam.
Vinha uma velhinha e pedia-lhe um xailinho de lã para o
Inverno. A ovelha dava.
Vinha uma menina e pedia-lhe um carapuço de lã para ir
para à escola. A ovelha dava.
Vinha um rapaz e pedia-lhe um cachecol de lã para ir à
bola. A ovelha dava.
Vinha uma senhora e pedia-lhe umas meias de lã para
trazer por casa. A ovelha dava.
– Ó ovelha, não achas de mais? Xailes, carapuços,
cachecóis, meias... É só dar, dar...
– Não se ralem – respondia a ovelha. – Vocês não
aprenderam na escola que a vaca dá leite e a ovelha dá lã?
É o que eu estou a fazer.
Apareceu a Dona Carlota, afadigada:
– Eu só queria um novelozinho para fazer um saco para
a botija. Ainda chega?
Pois claro que chegava. A ovelha a dar nunca se
cansava.
Veio a Dona Firmina, muito preocupada:
– Eu só queria um novelozinho para uma pega para a
cozinha. Ainda chega?
Pois claro que chegava. A ovelha a dar nunca se
cansava.
Veio a Dona Alda, muito atarantada:
– Eu só queria um novelozinho para acabar uma manta.
Ainda chega?
Pois claro que chegava. A ovelha a dar nunca se cansa.
E eram coletes, camisolas, golas, golinhas, luvas... que a
gente até estranhava que a lã se lhe não acabasse. A ovelha
sorria e tranquilizava:
– Não acaba. Nunca acaba. Conhecem aquele ditado:
"Quem dá por bem, muito lhe cresce também"? Pois é o
que eu faço.
E a ovelha generosa lá foi atender uma avó, que
precisava de um novelo para um casaquinho de bebé, o seu
primeiro neto que estava para nascer...
FIM

© APENA - APDD – Cofinanciado pelo POSI e pela Presidência do Conselho de Ministros

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!