NATAL E ANO NOVO - DR. JOSÉ FERREIRA

NATAL E ANO NOVO

Duas datas, sempre festivamente  comemoradas por mim, desde os oito (?) até os dez anos. Festivamente comemoradas  e... com bolos, da régua disciplinadora! Não me lembro, houvessem falado, até aquela idade, de São nicolau, o bispo de Mira, de cujo bondoso coração nasceu Papai noel e se pretendeu extrair o Vovô Índio. De nenhum deles me falaram.Quanto a passagem do Ano, com a solene missa da meia noite, sempre a considerei, pela grandiosidade dos seus festejos, uma simples comemoração do meu aniversário... evento que o undo cristão (pelo menos!) reverencia e abrilhanta. Muito obrigado! Era, apesar disto, uma data certa para o os cumprimentos e comprimento de D. Régua. Sucediam-se as noites festivas de 24 a 31 de dezembro as manhãs sombrias  de 25 de dezembro e 1o. de janeiro. Nisto, nenhuma alteração no calendário!D. Cecilia, a santa e bondosa avó dos Figueiredos, já tomara conhecimento da piedosa da criação de São Francisco de Assis, em 1125, fazendo seu presépio. Todos os anos, com boa antecedência, reunia um punhado de meninas da família ou amigas e ensaiava sua lapinha. Coisa em que punha o melhor de sua dedicação e inteligência. Na época natalina, armado seu presépio, bem ornado e iluminado, saiam, pelas ruas, as garotas dos cordoes azul e encarnado a fazer "prisioneiras" as pessoas conhecidas, ou em coro, cantando --"Cigana do Egito, que quereis vós?O infante é nascido e isto é cá para nós!"Se faziam zoada, também faziam animação e eram uma nota festiva , na Várzea Alegre daqueles tempos. prendiam o padre, o delegado, o juiz, o prefeito, a mãe do p-refeito (Mãe Boa), a quem, de pronto, liberavam por qualquer patacão de cruzado...Eu, menino bestalhão e feio- mais feio do que bestalhão! - ficava só olhando para as "bichinhas", doido para ser preso! Mas, elas davam esta confiança?No natal, o movimento maior na loja obrigava-me a "dar uma mãozinha a Papai, deixando-o perto da meia-noite  quando me dirigia a igreja pra "assistir" a missa. já estava municiado de uma meia dúzia de broches (hoje chamam de alfinete de segurança) que Papai vendia. Infiltrando-me entre a s mulheres ajoelhadas- e com muita piedade! - prendia as longas saias de uma as saias longas de outra. (Bonito, hein, Zé?) na hora de sair...era aquele engatado feio... e não faltava um "dedo-duro" para dizer que tinha sido o Zé de Seu Ferreira! papai de imediato tomava conhecimento de minha "astucia" e, para não alterar seus bons "sentimentos religiosos"...deixava a saudação para o dia seguinte. Fazia uma ligeira pregação sobre a natividade de  Cristo , sua doutrina de amor ao próximo... e ...tome quatro bolos, simétrica e equitativamente distribuídos entre as duas trelosas mãozinhas...que acontecia? não existia Papai Noel ou eu não merecia seus brinquedos? Uma coisa e outra, convenhamos. Os tempos, ajudados pela ganância de vender , é que fizeram os "amoráveis" dias que surgiram: - das mães, dos pais, , dos namorados, da sogra, da criança, dos velhos, das secretárias, das telefonistas, das piniqueiras, etc, etc, etc Todo mundo, hoje seu dia ou, como diz a mana Rosinha -"tem sapato pra todo pé" E, por falar em pé, todo menino de hoje não pondo mais o sapatinho na janela, nem acreditando na conversa de Papai Noel, - ou na lenda da "cegonha" no Natal, quer logo saber se é uma bicicleta ou um vídeo-game que vai ganhar.E... preste atenção: não deixe de fazer tal brinde, para a criança não ficar "complexado"! E eu, era que apanhava e, nem por isto, fiquei complexado! Por falar nisto, o que é, mesmo "complexado"?31 de dezembro... a pisada era a mesma:- a rua cheia de gente, enchendo o tempo de nada fazer, outros enchendo a cara, pés que vão e que vem, pra riba e pra baixo. Bozó, jaburu, roleta, tapioca, pé -de -moleque, bolo de arroz, namoros velhos, namoricos, namoros acabados... roupa nova, vestido novo, reuna rangendo, "cuidado, Mundinho, que lá vem pai"...o sino bateu, é a "segunda chamada"... As pessoas, como cachoeira, se precipitam para a igreja. O sermão do padre é bonito, fala do bom inverno que virá (segundo as profecias "austômios"!, que tudo vai ser melhor: - os homens serão mais unidos, as mulheres menos feias, os meninos mais-ou-menso, por aí afora.  nem me lembro que faço anos , hoje. O povo fazendo toda esta festa para mim: - aqui, no Icó, no crato, no Rio, e em Londres, em Nova Iorque! Fogos, foguetes de toda "versidade", sem falar nas coisas de todas as espécies, a que não posso, de uma tacada só, comparecer: - cinemas, bailes, teatros, forrobodós... já tem até um tal de "réveillon", negócio pra durar a noite inteira e ver o sol entrar pelas janelas. Sua Santidade, o Papa faz a sua saudação, que a rádio e televisão do Vaticano transmitem para o mundo. Ele dar uma bênção chamada "urbi et orbi", tem gente que chora, se benze, se ajoelha. Como possa deixar de ser grato a tao generosas e amáveis manifestações?Mas no 1o. de janeiro... seu Ferreira vem me notificar que foi informado das minhas presepadas , das minhas atividades sabotadoras e, em consequência... se vê, constrangido, obrigado a executar  o que preceitua o artigo nao sei quanto, parágrafo único da Lei de Chico de Brito. E, ao invés de cantar comigo: "parabéns pra você" e acender s velinhas, ...faz funcionar aquele delicado aparelho feito para construir retas e com o qual ele pretende tenha eu, na vida, um procedimento retilíneo. Lembrando tais coisas - tão distantes e tão presentes, no entanto -meu coração parece dizer: - "Obrigado, Papai! Que saudade de você, minha reguinha"... Que os anos não trazem mais.´

Várzea Alegre, Minha Terra e Minha Gente- dr. J. Ferrreira

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!