JOÃO LEODORO - Por José Mendes Pereira


imagem ilustrativa, da página Velório de Pobre, do Facebook

JOÃO LEODOROPor José Mendes Pereira
João Leodoro só, era o seu verdadeiro nome. Cearense até os poucos dentes que lhes restavam na boca. Lá das terras do José Cicero, Aurora. Meio tísico, fanhoso, amigo para todas as horas. Não aceitava malandragens; exigente às suas amizades. Ou era seu amigo, ou estava descartado do seu círculo de amizades.
Trabalhava na antiga "Comensa" de Mossoró, atualmente "Cosern", época em que Mossoró era abastecida com luz elétrica até às onze horas da noite. Depois desse horário, Mossoró se tornava um verdadeiro breu, a luz só retornava às seis horas do dia seguinte.
Certo dia, enquanto João Leodoro conversava em patotas de amigos, surgiu um assunto que ninguém quer falar. Morte. Sim senhor! Assunto que se paga para que não seja relatado em lugar nenhum. e principalmente quando é dirigido à pessoa.
Ali, três ou quatro estavam afirmando como queriam ser lembrados após a sua morte.
O Tobias que não tinha medo da morte, assim afirmava ele, disse que queria ser lembrado pelos seus queridos amigos da seguinte maneira: que fora um homem trabalhador, amigo de todos, religioso, não tinha sido bonito, mas também não tinha sido dos mais feios, e dono de uma simpatia extraordinária. Rosas por todos os cantos da sala, e uma corrente para controlar a entrada das pessoas, isto é, limitada visita. E as pessoas que lhe visitassem, estivessem todas com trajes de corte, como reinado.
O Cordoniz pôs-se a dizer que queria ser lembrado pelas suas atitudes certas. Havia amado e fora também amado. Jamais tinha negado um pão àqueles que eram necessitados. E em sua volta, uma porção de mulheres rezando um terço.
Outros e outros apresentaram os seus desejos como queriam que fossem lembrados.
O João Leodoro esperto, ganancioso pela vida, cearense que adora viver e não desejava dizer nada sobre o seu velório, foi se levantando do lugar em que havia sentado, e caminhou em busca dos maquinários da "Comensa", afirmando ele que iria abastecer o motor que fazia o gerador produzir luz.
Mas os companheiros de trabalho não o deixaram ir, sem dizer o seu desejo quando morresse. E assim, perguntou-lhe um:
- E você, João Leodoro, o que quer que seus amigos lhe digam enquanto estiverem pastorando o seu corpo, velando-o?
O João Leodoro olhou para um lado, depois para o outro, e diante de todos eles, soltou o seu desejo:
- Eu quero que quando eles estiverem olhando o meu corpo, um deles ou todos eles, ao me observarem em silêncio, soltem as suas vozes com muita alegria,
- João Leodoro, eles soltem as suas vozes dizendo o quê?
E de pressa o João Leodoro disse o seu grande desejo:
- Ele está vivo, gente! Ele está se levantando, pessoal! Olhem! Olhem! Ele não morreu, minha gente!".
Cearense morrer, nunca!
Minhas Simples Histórias
Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!