CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale. CACHORRO É QUEM ENGANCHA.

CAUSOS LÁ DE NÓS - Por Mundim do Vale.
CACHORRO É QUEM ENGANCHA.

Alexandre Cabeleira, era coveiro e nas horas vagas fazia também a função de cambista e decifrador de sonhos.
Chegava um viciado em jogo do bicho e perguntava:
- Alexandre! Essa noite eu sonhei que era Caubi Peixoto, que bicho é bom eu jogar?
- Só pode ser veado. Pode jogar que é tiro e queda.
Outro perguntava:
- Ontem eu sonhei rodando no carrossel de Zé Júlio, é bom eu jogar em qual bicho Alexandre?
- Jogue no peru. Porque quem roda é peru.
E assim Alexandre era o cambista que mais vendia jogos.
Maria Caetano, empregada da casa de Antônio Primo, era uma boa cozinheira e também a melhor catadeira de piolho de Várzea Alegre. Quando estava desocupada também era chegada a uma aguardente e viciada em jogo do bicho. Chegava as vezes a jogar nos vinte e cinco de uma só vez.
Uma vez Maria Caetano chegou para Alexandre e falou:
- Alexandre essa noite eu sonhei qui tinha visto uma muié casada cum o marido dôta muié dento da roça do véi Diceu. É bom eu jogar im qualo bicho?
- Jogue no touro. Porque se a mulher era casada e tava com outro, o marido dela tava no chifre, se ele tava no chifre, não tem pra onde correr é touro na cabeça.
No dia seguinte Maria Caetano encontrou-se com Alexandre e já foi falando aborrecida com ele:
- Mais Alexandre! Você me enganou. Mandou eu jogar no touro, eu joguei meu dinheiro todim e ainda pidi quatro mil réis a Seu Toim Primo, prumode jogar no condenado do touro, quando acabar deu foi o cão dos inferno do cachorro.
- Mais você não disse que tinha sonhado com uma mulher junta com um homem que não era o dela?
- Justamente.
- Então só pode ser touro.
- Mais deu foi cachorro.
- Esbarre aí! Os dois estavam agarrados?
- Ora se tava! Num passava nem musquito insabuado. Era assim qui nem um cadiado dento dôto.
- Mas você não me contou essa parte do sonho. Se você tivesse contado, eu tinha mandado você jogar no cachorro. Porque cachorro é quem Engancha.



Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!