SÓ PARA RECORDAR - NEGRINHA DO PAJEÚ Por: José Mendes Pereira

SÓ PARA RECORDAR - NEGRINHA DO PAJEÚ
Por: José Mendes Pereira

Quem nasceu nos anos sessenta e setenta do século passado, com certeza lembra muito bem do Óleo de cozinha que era patenteado por "Pajeú", e na lata tinha uma negrinha com cores preta, vermelha e amarela.
Este nome de fantasia "Pajeú" que eu não sei explicar aos senhores leitores, o porquê do óleo ter sido registrado com este nome, vez que era fabricado no Ceará, e "Pajeú" fica em Pernambuco na Microrregião, abrangendo dezessete cidades, sendo que a maior população está lá na terra de Virgolino Ferreira da Silva o Lampião.
Devido ter sido colocada a foto de uma negrinha na lata, fez com que irritassem muitos pais de famílias, principalmente quando as suas filhas eram negras, porque apelidavam as suas filhas de "Nêga do Pajeú".
Em qualquer escola do Nordeste brasileiro não adiantava uma moreninha querer ser a tal, logo era chamada de "Nêga do Pajeú" pelos seus colegas de aula. Se a lei contra o racismo tivesse surgido naquelas décadas, todas as moreninhas teriam se livrado do apelido "Nêga do Pajeú".
Mas se observar bem os traços de uma negra verá que ela tem toda beleza quanto têm as morenas e as loiras. O chato não é ser negra, o chato é o preconceito de certas pessoas que não pensam que um dia a sua família poderá está mesclada, isto é, misturada com negras e negros.
Certa vez, um senhor que sofria com o desrespeito que as pessoas tinham com sua filha, por irritá-la com o apelido de "Nêga do Pajeú", e entendendo que não havia mais jeito dela se livrar desse pseudônimo, resolveu incentivá-la, não mais dar valor ao apelido, dizendo-lhe o seguinte:
- Minha filha, quando uma ou duas pessoas nos nomeiam com palavras desagradáveis haverá jeito da gente se livrar disto. Mas quando muitos ou quase todos nos chamam disto ou daquilo, o melhor mesmo é não dá ouvido. Eu olhando para você, minha filha, notei que você muito se parece com a "Nêga do Pajeú".
- Papai!
A partir daquele dia ela não ligou mais, e passou a ser chamada pelo seu seu nome verdadeiro.
Se ligar para apelido, pegará, mais se não ligar, não pega. O mais correto é, quando uma pessoa o nomear disto ou daquilo, chame-a também com o mesmo apelido. Ela ficará com medo de ficar com o apelido e logo abandona. Ou saia nas escondidas dizendo a todos: " - Nomearam Fulana disto ou daquilo"!
Para Cleonice CastroJorge BrazClécida CastroRuy LimaMazé RodriguesAnalucia GomesRailton MeloLindomar SilvsaDanielle HoursEdna BezerraVoltaseca VoltaSolange SolErineide VieiraFranci Mary Carvalho OliveiraJanio OliveiraAdinalzir PereiraMarcia Filardi Neliton SilvaKydelmir DantasJosé João SouzaLuiz SerraFia Souza FiaChagas NascimentoDarlan Deily João FernandesJosé Augusto SousaTaisa BezerraAntonieta BarbosaAlberto Salgado Bandeira FilhoAllison Flor LalinhoWilliams SantosAntônio EustáquioVerluce FerrazAgripina SilvaEraldo XaxaAssis Nascimento NascimentoAntonio Dos Santos LimaFrancisco Pereira LimaJosé Romero Araújo CardosoJose Ribamar AlvesRenilson SoaresMaria Da Graça Rosado de AraujoVeridiano Dias ClementeAna Maria Tresse, Antonio Jose, Aretuza Simonetta de OliveiraNícolas Alves de AraújoMargarida Santana Lopes NascimentoSusana GorettiThais FidelisLirete RochaAluísio Barros Oliveira...
Fotos:

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!