Cesto com caranguejos ( Autor desconhecido )


CESTO COM CARANGUEJOS

Porque um cesto com Caranguejos pode ficar sempre aberto?
Porque nenhum vai fugir, pois, quando um dos caranguejos tenta subir o outro o puxa para baixo: “Onde você pensa que vai? Volte para baixo que aqui é o teu lugar, eu tenho que ir primeiro, se eu não vou você também não vai”.
Assim quando um caranguejo tenta fugir, aparece sempre outro puxando para baixo.
O coitado do Caranguejo que quer sair do cesto, além de tentar subir andando para trás, ainda é puxado por outro Caranguejo invejoso, pois "Caranguejo é o que sois", no sentido de que, se não for eu, que estejamos todos no buraco ou na lama juntos.
“Imaginar esta cena do cesto de Caranguejos nos traz além de algumas reflexões e constatações sobre os Caranguejos” das nossas vidas.
Muitas pessoas, principalmente das classes sociais mais privilegiadas, agem desta forma. Existem inclusive aqueles que agem naturalmente, publicamente e sem menor pudor, exatamente como esses Caranguejos do Cesto.
Passar por isso incomoda muito, principalmente quando percebemos no nosso dia a dia pessoas com atitude similar ao do Caranguejo, de puxar para baixo, pessoas que nem se conhece, nem sabe da procedência ou história completa de vida, da sua intenção, lutas, sofrimentos, barreiras, glórias, estradas, vitórias, erros ou desafios.
Não se trata de ter que ficar embaixo ou rebaixado, no fundo do cesto, vendo os demais fugirem, se trata de correr por conta própria com seus próprios esforços para sair, sem precisar derrubar ou puxar ninguém para trás.
Não se trata também de se acomodar no fundo do cesto e não fazer nada, de ser o Caranguejo da sua própria vida e se conformar com que a vida ofereceu, mas de mudar a forma de ver e enxergar as coisas e as pessoas de uma outra forma, por uma outra perspectiva. Se o sucesso dos outros incomoda, procure o seu sucesso.
Faça uma auto avaliação e pergunte a si mesmo se não tem sido um “Caranguejo” na vida de outras pessoas. Talvez alguém esteja querendo alçar novos rumos e você muitas vezes por nada, com ou sem motivos, atrapalha e destrói com suas palavras, tentando impedir que aquela pessoa cresça, mude ou apareça.
Se você está sofrendo da “Síndrome do Caranguejo“ e se identificou, como sendo um desses malditos Caranguejos do cesto, aqui vão alguns conselhos:
- Procure parar de ser do contra;
- Tente olhar as outras pessoas com outros olhos;
- Diminua a inveja, perceba que existe espaço para todos;
- Procure pensar e agir coletivamente;
- Reconheça as diferenças e que o mundo dá voltas;
- Enalteça os feitos alheios;
- Tenha um bom coração;
- Pare de falar o que não sabe ou de fazer fofoca;
- Se tem algum problema com alguém, fale para ela mesma;
- Pare de pensar e falar genericamente e negativamente de outras pessoas, da sua cidade e do seu Estado, até porque, um dia você poderá ser puxado também para baixo por outro Caranguejo e aí, não vai poder reclamar.

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? ”.
(Romanos 8:31)

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!