O CANGACEIRO JARARACA E A SUA IRMÃ QUITÉRIA SÁ Por Sergio Roberto

O CANGACEIRO JARARACA E A SUA IRMÃ QUITÉRIA SÁ
Por Sergio Roberto

Cafuzo, olhos agateados, boa estatura, bem proporcionado, alfabetizado, Jararaca era natural da Ribeira do Juá, município de Buíque - PE, onde nasceu em 1901.
Alista-se no exército em Alagoas, seguindo para o Rio de Janeiro, com a finalidade de se incorporar ao Terceiro Regimento da Infantaria. Dando baixa consegue ser admitido na Cavalaria Divisionária. Desliga-se definitivo do exército, retornando ao sertão de Pernambuco, faz amizade com Lampião, cujo bando se liga em meados de 1926, juntamente com uns cabras de um pequeno grupo que formou, graças ao conhecimento militar que tinha, logo passou a ser chefe de subgrupo, que lhe permitia inclusive ministrar instruções militares aos cangaceiros novatos, sob a aprovação do chefe. O seu reaparecimento à frente do grupo se deu no ano de 1927, na localidade Algodões, Pernambuco. Convidado por Lampião pra árdua tarefa de ir à Mossoró.
Alia-se com todo seu bando, e ali foi ferido, preso, indiciado em inquérito policial, e finalmente assassinado pela polícia potiguar, que não lhe perdoava a arrogância permanente com que tratava a todos, chamado de ladrão em entrevista concedida ao jornal "O Mossoroense", rebate duro e altivo que: "cangaceiro não rouba, toma pelas as armas".
Irmã do célebre cangaceiro Jararaca, do bando de Lampião, Quitéria Sá, ou Quitéria Zuza como é mais conhecida no Povoado Moderna, município de Sertânia, Sertão do Moxotó completou cem anos de idade no dia 27 de outubro passado.
Fotos:
1 - José Leite de Santana morto em Mossoró após a visita de Lampião à cidade em 13 de junho de 1927. Jararaca fora baleado e capturado no dia seguinte. Foto colorida pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio.
2 - Quitéria Zuza irmã do cangaceiro Jararaca. Em junho de 2014 ela ainda estava viva, mas não tenho mais notícias se está viva ou não.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!