Cangaço: Costa Rego no folclore alagoano

O site História de Alagoas disponibilizou o excelente artigo feito por José Aloísio Vilela, publicada na Revista da Academia Alagoana de Letras, ano 1. n. 1, dez. 1975.
Costa Rego manteve também uma luta sem tréguas contra os cangaceiros que de vez em quando surgiam no sertão de Alagoas.
Conta Leonardo Mota, em seu livro “Sertão Alegre“, que Lampião assim teria telegrafado a Costa Rego: — “Eu tou costumado a travessar rio cheio quanto mais REGO…”.
Mas o fato é que o famoso bandoleiro comeu ruim naquela época. Ficaram no folclore alguns vestígios da perseguição de Costa Rego ao rei do cangaço. Diz uma velha peça de Reisado:
Costa Rego mandou um comandante
Com a tropa volante
Andar de déo em déo,
Lampião é a gota serena,
Mas com Zé Lucena
Ele acha o chapéo.
Ao som da “Mulher Rendeira”, cantava o povo naquele tempo:
Ao seu doutô Costa Rego
Lampião mandou dizer,
Que o tenente Zé Lucena
É duro de se roer.
Costa Rego já mandou
Volante para o sertão
Com Zé Lucena na frente
Para pegar Lampião.
Costa Rego em Alagoas
Não protege Lampião,
O que tem pra cangaceiro
Ou é bala ou é prisão.
Alguns anos depois do governo do eminente jornalista alagoano, a coisa arruinou novamente e o povo ao ver umas tantas injustiças, exclamava melancolicamente: — “Se fosse no tempo de Costa Rego…”
Foi ouvindo estas coisas, que um dos nossos grandes cantadores de viola, o negro alagoano Miguel Turquia, improvisou uma noite:
No tempo de Costa Rego
Não havia disso não,
Não se via jogador
Com o baralho na mão,
Não se via pela rua
Tanto sujeito ladrão.
A figura de Costa Rego ficou ainda ligada ao folclore através de lendas, anedotas e expressões populares, inspiradas quase todas em episódios do seu tempo de governador. Reportam-se ao uso da decantada geladeira, a purgantes de óleo de rícino, a aventuras galantes e a outras coisas mais ou menos inocentes…
Nada disso, porém, obscurece a figura excepcional do governador revolucionário cujas atitudes e realizações ficaram na memória do povo, que é a tradição oral, que é o folclore da terra.

HISTORIADEALAGOAS.COM.BR
Costa Rego no folclore alagoanoJosé Aloísio Vilela Na vida pública de Costa Rego, há de encontrar sempre o mais severo observador, marcas indeléveis de uma personalidade excepcional. O exemplo de sua vida será ainda, para muitas…
x
x

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!