O QUE É EFEITO PIGMALEÃO ?


De acordo com a Mitologia Grega (resumidamente!) Pigmaleão era um escultor e rei de Chipre que se apaixonou por uma estátua que esculpira ao tentar reproduzir a mulher ideal, a quem deu o nome de Galatéia. A paixão de Pigmaleão por sua estátua era tamanha que tornou-a sua mulher, chamando-a de “esposa adorada”.  A deusa Afrodite, comovida com o grande amor de Pigmaleão decidiu, então, transformar a estátua em uma mulher de verdade, concedendo-a vida. 
O mito representa o poder da expectativa sobre as ações de outras pessoas. Conhecido como “Efeito Pigmaleão” ou PROFECIA AUTOREALIZÁVEL, refere-se ao fato de que as pessoas se tornam a imagem que fazemos delas. Assim, a expectativa que cada pessoa tem a respeito do outro é o que mais influencia e tem relação com o sucesso ou fracasso das relações.
Isto acontece pois a forma como vemos e percebemos as outras pessoas influência a maneira como lidamos com as mesmas, o que por sua vez irá influenciar suas crenças e expectativas, assim como seu comportamento e desempenho.
Estudado tanto no mundo corporativo quanto nos relacionamentos afetivos, embora pareça, não existe nada de mágico ou supersticioso no fenômeno. 
O que ocorre é que o comportamento que temos frente aos outros pode facilitar ou inibir o seu desenvolvimento, desempenho ou relacionamento, e esse comportamento é influenciado pelas nossas expectativas e crenças sobre as capacidades ou imagem que temos da outra pessoa.
Reflita sobre isso

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!