A BANDA DE MÚSICA DE MESTRE ANTÔNIO - POR TIBURCIO BEZERRA DE MORAIS NETO

A BANDA DE MÚSICA DE MESTRE ANTÔNIO

Foi a primeira banda de música que eu conheci. Nos anos 50 do século passado, quando tudo era bem mais simples, uma coisa me parecia grandiosa e extremamente interessante. Essa coisa era a banda de música. Seu maestro, mestre Antônio, uma figura admirável, impressionava pelo talento e pela modéstia.

Exercia a profissão de flandeiro, mas fazia da música um permanente recreio. Vindo do Estado de Alagoas, teve uma passagem por Juazeiro, onde aperfeiçoou os seus dotes musicais sob a batuta do mestre Pelúsio. Instalou-se depois em Várzea Alegre e aqui permaneceu até a morte. Um verdadeiro modelo de decência, fez da simplicidade o traço mais definitivo de sua personalidade..

Na sua vivência de homem pobre, no tempo em que a música não garantia o sustento de ninguém, utilizava seus próprios filhos nos afazeres diários e na banda de música. Chagas, Manuel e Jose, desde jovens engajaram-se ao grupo de músicos e, pela ordem, dominavam saxsofone, trombone e trompete. O pai, além de maestro tocava clarinete. Conhecia e tocava todos os instrumentos.

Formavam com Prejo, Virgínio, João Batista, Antônio Brilhante, Luis Preto, Chico Menezes, Antônio Bitô  e outros, que agora não me ocorrem os nomes, um grupo formidável. Os instrumentos eram todos guardados na casa do mestre Antônio, de modo que era de lá que sempre partiam em direção à matriz de São Raimundo, principal e único cliente da banda. Em formação clássica já saiam tocando.

Aquilo era um espetáculo vislumbrante. Muita ordem, muita disciplina e, sobretudo, muita harmonia na execução  dos dobrados militares muito em moda na época. Aos primeiros acordes, a cidade se agitava. Muitos acompanhavam a banda até o patamar da igreja onde ocorriam as salvas. Outros corriam até a porta para ver a banda passar.

Ainda criança, fui um assíduo acompanhante tanto na ida quanto na volta. Como eram fascinantes as bandas de música.  Não foi sem razão que o compositor Chico Buarque revolucionou o BRASIL.. com a música A BANDA.. Quando a ouço, revejo o Mestre Antônio inteirinho, com o seu clarinete e sua banda a desfilar pelas ruas de Várzea Alegre durante a Festa do Padroeiro.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!