FIGURAS DO CANGAÇO: ODILON FLOR


" FIGURAS DO CANGAÇO "

- ODILON FLOR

Odilon Flor :

Odilon Nogueira de Souza “Odilon Flor” nasceu em Nazaré Pernambuco no dia 12/01/1903.

Odilon Flor foi um dos grandes e primeiros inimigos de Lampião. Dedicou grande parte de sua vida na persiga e repressão aos grupos cangaceiros sertão a fora.

Participou ativamente de vários combates contra Lampião e seus comandados. Sua valentia beirava os limites da loucura e era reconhecida pelo próprio Rei do Cangaço.

Odilon era um dos mais perigosos nazarenos e matou muitos cangaceiros mas teve como grande frustação não ter matado seu grande rival Virgulino Ferreira o Lampião.

Foi injustiçado e não teve o merecido reconhecimento por parte da Força Pública do estado da Bahia, da qual fazia parte a sua Volante, tendo sido reformado apenas como segundo Sargento da Policia do referido estado.

faleceu na cidade de Itabuna na Bahia no dia 07/11/1950, vitimado por um câncer de garganta.

Esse foi o fim de um dos mais perigosos e temidos inimigos de Lampião. Um homem que dedicou grande parte de sua vida no combate ao banditismo/cangaceirismo, pelos sertões do Nordeste.

Comentários

  1. Já que o governo não reconheceu a bravura, será que o povo do município tomou alguma iniciativa para honenagiá-lo?

    ResponderExcluir
  2. Valeu por pegar minha postagem, minha imagem editada de minha página e não dar nenhum crédito, vemos como as pessoas precisam evoluir com essas coisas....

    ResponderExcluir
  3. Me sinto orgulhoso em saber das histórias sobre meu avô. Infelizmente não tive o prazer e satisfação em conhece lo, mas me sinto muito feliz em ouvir e ler histórias que falam de sua coragem e bravura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!