LAMPIÃO EM MACAPÁ -TEXTO DE LUIZ BENTO DE SOUSA


LAMPIÃO. EM  MACAPÁ. 

        Antigamente Macapá, hoje Jati Ce. Localizada na região Cariri extremo Sul do Ceará, limitando-se com o vizinho estado de Pernambuco. O centro do vilarejo Macapá, era cortado pela antiga estrada do romeiro. Todos os devotos do padre Cícero Romão Batista, Vindo dos vizinhos estados: Pernambuco, Alagoas e Serjipe, passavam por Macapá. Não podemos deixar de ressaltar que era um grande fluxo permanentes de sobe e dece de viajantes, beatos, romeiros, cangaceiros e volantes. Em consequência da divisa de fronteiras dos dois estados, Ceará e Pernambuco.
        Pacificamente, lampião e um numeroso grupo de cangaceiros, por volta das 8 horas da manhã chegam a Macapá, na companhia do sub-delegado Manoel Pereira da Silva, Né Pereira e do tenente Francisco Chagas de Azevedo, comandante das forças legais de Juazeiro do padre Cícero. Os habitantes de Macapá, entraram em suspense por não entenderem tal situação. Cangaceiros e volantes juntos, aos poucos a situação foi contornada. O comércio e as casas do aruado aos pouco abriram suas portas. Os comerciantes Moisés Bento da Silva e José Siqueira Brito, Mé senhor, venderam todo estoque de: cigarro, bebida, farinha, rapadura, bolacha, fósforo, café etc. Lampião em voz alta pergunta. Alguém ficou devendo alguma compra? Responderam os comerciantes, não, nenhum palito de fósforo. Lampião solidário com população de Macapá, imediatamente improvisou uma festa ( forro ) em um salão local em confraternização de sua visita de paz. 
        Por dona Generosa Leôncio, lampião foi convidado a um almoço em sua residência na companhia do tenente Francisco Chagas, Antônio Ferreira, Luis Pedro e Sabino Gomes. Enquanto aguardavam o almoço, um comentário já despertava a curiosidade de muitos. Rolava entre os convidados na mesa, a suposta patente de capitão de lampião.
        " Fontes, José fialho de Brito ( Bastim ) im mimory. Na época tinha 16 anos, no comércio de seu pai, José Siqueira ajudou nas vendas aos cangaceiros ". 
        T E X T O.
         Pesquisador, Luis Bento de Sousa
                                 Luis Carolino.

Comentários

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!