São João Virtual - Por Antônio Gonçalo


SÃO JOÃO VIRTUAL:

O São João deste ano é virtual. Portanto, festeja-se a data com acentuada nostalgia, já que, com o isolamento social, festividades maiores, foguetórios e outras alegorias ligadas à festa, que já estavam em decadência ou desvituadas do folclore original, agora, estão proibidas e, se por acaso realizadas, devem ser  sediadas nos cômodos dos lares de cada família.

Muito diferente daqueles tempos que a gente que morava na cidade de Várzea Alegre ou na sua parte oeste, pegava o ônibus Crateús para ir até a Cachoeira Dantas e, de lá, seguir numa fubica até o Riacho Verde, onde o forró truava até manhã no dia seguinte, tendo Pedro Sousa ou Chico de Amadeu no comando das sanfonas.

Espera-se que o São João, que inspirou a devoção festiva das safras, volte seu poder e o lumiar de sua fogueira divina para clarear as nossas mentes e nossos corações quase alucinados, para que compreendamos o tempo de espera que nos resta para sairmos dessa clausura doméstica que, se nos protege da COVID-19, nos distancia da normalidade do dia a dia.

Mesmo assim, por via das amizades que nos aproximam nas redes sociais, aproveitamos esse período junino para uma confraternização silenciosa sem fogos, mas com fogueiras de estimação por quem estiver lendo ou sabendo dessa nossa iniciativa de confraternização nesse São João virtual.

Comentários

  1. Amigo Giovani, ainda bem que pelo menos seu pão de arroz não foi virtual. Ainda por cima, conforme sua postagem no "menseger", foi cozido no fogão a lenha.

    Grato pela postagem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, ainda se preserva a tradição das coisas boas do passado. E ainda teve fogueira!

      Excluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!