O CEARÁ E O AGRONEGÓCIO - POR ANTÔNIO GONÇALO


O CEARÁ E O AGRONEGÓCIO:

O Ceará, com o seu potencial de irrigação, principalmente no Baixo Jaguaribe e Chapada do Apodi; tranposição do Rio São Francisco; parques de energia heólicos e solares; aeroporto com hub de companhias aéreas importantes da Europa; e ainda, o Porto do Pecém, tem tudo para se firmar no mercado do agronegócio.

Falta uma estrutura importante, que é a conclusão da Ferrovia Transnordestina, obra que se arrasta há cerca de dez anos, e que consolidará a logistica de qualidade, beneficiando cadeias pridutivas dos estados do Piauí, Pernambuco, Ceará e parte do Centro-oeste do país, fortificando os transportes ferroviários e marítimos, já que ligará o Porto de Suape ao de Pecém.

Essas infraestruturas são o diderencial para incrementar outros potenciais que o estado já desenvolve com certo êxito, na parte primária do setor agropecuário, mas precisa melhorar o gargalo principal, que é a comercialização em escala mundial.

Como exemplo desses setores, temos a pecuária leiteira, a apicultura, produção de frutas, a floricultura e beneficiamento de peles de animais. Essas atividades têm tido um crescimento de produtividade e uma expansão no número de produtores modernos.

Contudo, por falta de segurança  no suprimento de água para irrigação e uma boa logística de transportes, vez por outra algum agropecuarista se depara com a própria falência ou com a necessidade de mudar sua estrutura de produção para outro estado, o que precisa ser evitado.

Comentários

  1. Falamos só de alguns aspectos do setor agropecuário. Mas o Ceará vem se destacando e tem potencial, também,
    em outros seguimentos, como o turismo e a indústria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!