Cebola branca x Cebola roxa

 



Cebola branca x Cebola roxa


Não é só no visual que a cebola roxa difere da tradicional cebola branca. Embora ambas sejam altamente nutritivas, a cebola roxa contém antocianina (responsável pela coloração) e mais quercetina, um tipo de antioxidante que atua no combate aos radicais livres.

O consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes pode prevenir o câncer e uma série de doenças degenerativas, além de combater o envelhecimento precoce da pele.

1- Favorece a perda de peso
Não se trata de dizer que cebola emagrece, mas sim que ela pode dar um empurrão para você eliminar aquela gordura indesejada. A cebola contém diversos óleos essenciais e minerais que aceleram o metabolismo e ajudam a reduzir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural.- Eleva os níveis de testosterona
Quem está tentando descobrir como elevar a testosterona naturalmente acaba de encontrar mais uma aliada na cebola. Estudos sugerem que o consumo diário de cebola pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio masculino.
3- Melhora a Circulação
Consumir cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias.

4- Combate a prisão de ventre
Pesquisas indicam que os brasileiros consomem menos fibras do que deveriam, e raramente conseguem atingir a meta de 25-30 gramas diárias de fibra alimentar recomendada pelos órgãos de saúde.

Ao consumir pelo menos uma cebola de tamanho médio ao longo do dia, você já estará garantindo na sua dieta 10% da ingestão recomendada de fibra.

5- Previne o Envelhecimento da Pele
As vitaminas A, C e E têm grande potencial antioxidante, e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.

6- Controla a glicemia
Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal.

7- Ajuda na prevenção do câncer
Uma série de estudos têm comprovado que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem evitar o crescimento de determinados tipos de câncer, entre eles os de cólon, estômago, ovário e laringe.

8- Tem ação anti-inflamatória
Apesar de não receber tanta atenção dos pesquisadores quanto o alho no combate às inflamações, a cebola tem demonstrado que é um alimento promissor para inibir a atividade dos macrófagos, as células do sistema imune que ativam a resposta inflamatória do organismo.
Ao ser aplicada sobre áreas infeccionadas, a cebola também tem função antibiótica e antibacteriana.

9- Fortalece os cabelos
O suco de cebola pode ser um aliado de quem está com queda de cabelo acentuada ou com fios muito finos. Bata no liquidificador uma cebola com ½ colher de mel e um pouco de óleo essencial de sua preferência para esconder o cheiro forte da cebola. Aplique sobre o couro cabeludo e espalhe bem por todos os fios. . Para melhores resultados, repita de 2 a três vezes por semana.

10- É diurética
Além de facilitar o funcionamento do intestino, a cebola ainda estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonóides causam um efeito diurético.

Tomar dois copos de suco de cebola preparado com água todos os dias pode não apenas ajudar a emagrecer como também a eliminar toxinas e prevenir a formação de cálculos renais.

Dicas
Agora que você já sabe para que serve a cebola, confira algumas sugestões para aproveitar todos os seus benefícios:

– Receita de Suco de Cebola
suco de cebola
Uma das melhores maneiras de aproveitar todas as propriedades da cebola é através do consumo diário de pelo menos um ou dois copos de suco.

Como preparar o suco de cebola:

Descasque (retirando o mínimo possível da casca, já que é nela que se encontra a maior c
– Chá de Cebola
Assim como o suco, o chá de cebola tem propriedades medicinais e pode ajudar a tratar doenças das vias respiratórias, como tosse e dor de garganta. Diurético, o chá também ajuda o rim a combater o inchaço e pode favorecer a perda de peso.

Você pode fazer o chá com as cascas ou pedaços de cebola. Basta ferver as cascas ou fatias por dez minutos e coar antes de tomar. Se preferir, acrescente raspas de limão ou gengibre para amenizar o sabor acentuado da cebola.

Área de anexos

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!