TRADIÇÃO DO DIA DE SÃO JOSÉ - POR ANTÔNIO GONÇALO

 


TRADIÇÃO DO DIA DE SÃO JOSÉ:


Este ano, no dia de São José, vou orar prá alma de Madrinha Luiza Félix e todo povo devoto do Sanharol, em Várzea Alegre-CE. Forma de reverenciar uma das crendices antigas que os nordestinos tinham em tempos de dificuldades. Uma delas era roubar um santo de casa vizinha para atrair chuva. 


A simpatia perdurou até as décadas de 1970/80 e tinha como objetivo a interseção do santo roubado, trazendo chuva para o sertão, na fase de verão periódico do chamado inverno. O "pseudo" ladrão tinha que guardar segredo do ocorrido. A tradição dizia que se a estória se espalhasse o santo não obraria o "milagre".


Eu era um meninote e fui incumbido por minha mãe a "roubar" a imagem de São José, da casa da Sra Luiza Félix, que, por respeito, todos a chamavam de madrinha. Acontece que, como leigo no assunto, eu trouxe foi outro santo. Mesmo assim,  para não chamar atenção e, manter o sigilo regular da simpatia, mamãe não falou nada prá ninguém. Só recomendou que eu deveria manter segredo do fato. Eu, claro, obedeci.


Pois não é que deu certo. No dia 19 de março a chuva retomou e houve uma redenção das lavouras, que antes vinham padecendo com a estiagem. Como agradecimento, foi mantida outra tradição da época. A imagem do santo  - que não era São José e não lembro o nome - foi devolvida à respectiva dona com uma  grande "procissão", organizada por minha mãe Rita e outras suas amigas devotas e rezadeiras do lugar.

Comentários

  1. Roguemos a S. José para que interceda a Deus para acabar com essa pandemia da COVUD-19.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!