Parabéns Várzea Alegre - Por Renata Siebra

 Eu sou de Várzea Alegre, terra dos contrastes, terra de Papai Raimundo, riacho do Machado, do Verde e dos encantos mil.

Sou da terra de Carnaval, da terra da ESURD, MIS e IMPÉRIO, das matinês nos domingos, do folião incansável que vai até de manhã.

Sou da terra das crianças vestidas de caretas, fazem a semana santa se animar, outros esperam ansiosos pra encontrarem-se no sábado de aleluia.

Sou da terra de grandes cultos e fiéis novenas, da religiosidade que igual não tem nenhuma.

Sou da terra das festas juninas, da morena que dança mais tu, animada no forró de São Pedro no nosso CSU, do festival de quadrilha, onde cada um vai apresentando melhor a sua.

Sou da terra da festa de agosto, dividida entre o religioso e o insano, das salvas, do parque das crianças, das barracas e procissão.

Eu sou da terra das cavalhadas, da bandinha cabaçal, da banda de música mais  linda, que toca o nosso hino e nosso coração.

Sou da terra de Zé Clementino, aquele que nossa terra melhor cantou, sou da terra de Bidim que nas rimas nos conquistou, sou da terra de Sávio Pinheiro que com seus cordeis nos orgulhou, da terra de Mundim Do Vale que o mémorias varzealegreses tão bem criou.

Da terra que Israel B Sousa em traços biograficos apresentou 

Sou da terra de Padre Vieira, que o jumento como irmão nos apresentou, sou da terra de Serginho Piau que lindas canções no violão dedilhou, Sou da terra de Pedro Severino, nosso poeta cantador.

Sou da terra dos encontros nos cunés, recreio, Bibi Dance e Fina Flor.

Sou da terra de gente tão da gente como palhaço Palito e Idelfonso pitor.

Sou da terra de Narcisa, Lulu, Zé Polino,  Chico Danga e Chichica 

Sou da terra guardada pra sempre no coração de quem aqui uma vez pisou.

Sou da terra de Otacílio Correia, que uma casa mãe virou, sou da terra que boneco bonito foi Damião que  botou.

Eu sou da terra da Política acirrada, quem nunca chorou uma derrota e uma vitória comemorou?

Sou da terra que  " é Dr Pedro de novo Prefeito da gente", ou Dr Iran vc não tá só, qualquer coisa nós arrocha o nó"  alguém em algum lugar gritou.

Sou VARZEALEGRENSE...tomei banho no creva, dancei naquele salão xadrez, fui a missa com Padre Mota, com ele me batizei, crismei e casei, no Hospital São Raimundo, nasci, fui mãe e me consultei.

Fui filmada por Salim, e assim como Leandro, Erisberto  muitas fotos minha tirou, passeando  naquele calçadão, 

no espelho do bar de Alberto, todo mundo se olhou.

Estudei no colégio São Raimundo, aquele que muita gente formou, escolhi ficar na minha terra e aqui minha vida se firmou, preciso ainda lhe dizer...Sou da terra que Chico de Amadeus cantou, terra dos cinco distritos, a que Dona Iracy ensinou, sou da terra de Pedro Sousa que o fole da sanfona puxou.

Eu sou da terra que como ela já são mil, mas nenhuma das tantas é a mais feliz do Brasil.

Parabéns Torrão Amado.

Por Renata Siebra Bitu Sátiro.

Em 2015


Comentários

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!