RESUMO HISTÓRICO DA RÁDIO EDUCADORA DE CRATO - POR JIDERVAL SEU ZEZÉ

 RESUMO HISTÓRICO DA RADIO EDUCADORA


A Rádio Educadora do Cariri FM 102.1. Situada a Rua Coronel Antônio Luíz, 1068 – Pimenta, Crato – CE, onde funciona a mais de 62 anos, está sendo transferida para novo endereço, onde fica a loja da Secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, ao lado da Sé Catedral.


A Radio Educadora funciona, na Rua Cel Antonio Luiz, desde o dia 22 de novembro de 1958, criada pelo então Bispo Auxiliar e  Presidente da Fundação Padre Ibiapina Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, e tinha como Bispo Titular Dom Francisco de Assis Pires, Segundo Bispo Diocesano de Crato.


Em 15 de fevereiro de 1959, a referida emissora foi inaugurada e passou a exercer papel importante no programa de alfabetização de adultos ao transmitir aulas para as comunidades rurais por meio do Sistema de Rádio Cativo e da Organização Diocesana de Escolas Radiofônicas (Oder), da Fundação Padre Ibiapina. O Movimento Brasileiro de Alfabetização.


”Nestes sessenta e dois anos de existência, a Rádio Educadora do Cariri foi gerenciada pelo jornalista Pedro Gonçalves Norões, Monsenhor Gonçalo Farias Filho, José Correia Filho, Geraldo Correia Braga Filho, fundador da Comunidade Católica Missão Resgate. O primeiro Conselho Administrativo foi composto por Dom Vicente (presidente) e pelos monsenhores Pedro Rocha de Oliveira e Rubens Gondim Lóssio (diretores), José Oliveira Lima e José Cirilo (diretor técnico), além de Huberto Cabral (diretor de radiojornalismo e esportivo)”.


 E aqui quero fazer um destaque ao então Diretor/Presidente Padre Gonçalo Farias Filho, da Rádio Sociedade Educadora do Cariri LTDA, que também coordenou a Empresa Gráfica Ltda, o Jornal a Ação, o Instituto Diocesano de Opinião-IDOP e a Fundação Padre Ibiapina, foi Conselheiro Editorial da Revista HYHYTÊ, revista oficial da Faculdade de Filosofia do Crato.


Em 2007, na Direção da emissora o fundador da Missão Resgate Geraldo Correia Braga Filho, no quadro jurídico, o padre Rocildo Alves, Monsenhor João Bosco Cartaxo e Dom Edmilson Neves. 


Em 15 de fevereiro de 2019, aniversário de seus 60 anos, a emissora migrou da faixa AM para faixa FM e sem duvidas passou a oferecer a seus ouvintes muito mais qualidade, com menos interferências e mais possibilidades como o aplicativo no celular.


Em julho de 2021, a Universidade Regional do Cariri URCA aprova o Curso de Medicina e precisando de espaço para seu funcionamento, o senhor Governador Camilo Santana, desapropria os prédios da Fundação Padre Ibiapina, Colégio Madre Ana Couto e da Radio Educadora.

 Agora já com nova direção, até então era composta por Padre Rocildo Alves, Monsenhor João Bosco Cartaxo e Dom Edmilson Neves e tendo na Direção geral, Geraldo Correia Braga Filho, foram substituidos por Padre Ivo, Padre Adelino e Padre Zé Vicente.


Neste dia 30 de setembro  de 2021, em reunião extraordinária, fomos comunicado oficialmente  que a emissora será transferida provisoriamente para WBStudio do amigo  Wilson Felix Braga, Rua Doutor Manoel Macedo, 312, Bairro do seminário e previsão minha, provavelmente em fevereiro, mês de aniversário da emissora, seremos transferidos definitivamente, para o prédio onde funciona ou funcionou a lojinha da Secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, ao lado da Sé Catedral. 


Como sempre digo, o mundo é cheio de toc loc., boc, mais vai que Deus e grande.

.


Crato, 01 de outubro  de 2021

José Iderval da Silva

Seu Zezé.


Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!