A ENXADA - JUA DO CEARÁ

 


A enxada


A enxada que eu tinha me valeu

Longos anos de um trabalho duro

Só que era o meu único seguro

Que me dava o sustento necessário 

E foi dela o meu único salário 

E a roça também era com certeza

Sem carteira minha única empresa

E de lá sustentei toda a familia

Tive a honra de formar uma das filhas

Em doutora para mim uma grandeza.


Quando penso eu lembro com certeza

Que podia ter na vida estudado,

Mas não era para mim um grande fardo

Ir pra roça carregando uma enxada

Sempre foi uma peça abençoada 

Pois com ela não nos faltava o sustento

Casa, roupa e também o alimento

Para nós com certeza não faltava

E feliz para a roça eu rumava

Era grande sempre o meu contentamento.


Trabalhar para ter o alimento

E manter a família alimentada

Para muitos podia ser quade nada

Mas meus filhos e a mulher me apoiava

Lá em casa nenhum deles reclamava

Trabalhar todos eles aprenderam,

Com o tempo eles me surpreenderam

Pelo amor e a paz que lá reinava

Com certeza Jesus nos abençoava 

E na paz todos eles assim cresceram.


Muitos anos de enxada me renderam

Tantos calos que não pude nem contar,

Hoje tenho problemas para andar

A coluna me judeia quase sempre 

Mesmo assim ainda vivo contente

Quando lembro e vejo eu onde cheguei

Ganhei pouco pra o que tanto trabalhei

Foi sofrido mas com toda honestidade

Esses calos nas minhas mãos são na verdade

Belas marcas que na vida eu ganhei.


            Juá Duceará🤠

     Essa é uma historia criada por mim e tenho certeza que quem ler poderá lembrar do pai ou do avô que viviam na roça. Eu lembro do meu pai na sua luta na roça, a família toda ia.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!