Hoje é o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira - por Ricardo Amorim -(via Linkedin)


 Hoje é o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Na 2ª Guerra Mundial, muitos aviões eram abatidos em combate, custando vidas e equipamentos preciosos. Para reduzir perdas, americanos decidiram reforçar a blindagem dos aviões. Como os aviões ficariam muito pesados se toda a blindagem fosse reforçada, realizaram um estudo para definir onde a blindagem deveria ser reforçada.
Mapearam com pontos onde os aviões que voltaram de combates foram atingidos. Aí, decidiram reforçar a fuselagem nas áreas com mais pontos. Até que Abraham Wald chegou à conclusão oposta: os pontos representavam danos nos aviões que retornaram. Áreas que precisavam de reforço eram aquelas onde não havia pontos. Aviões atingidos naquelas áreas foram abatidos e não retornaram. A informação mais importante estava fora dos dados visíveis.
Este fenômeno, chamado viés de sobrevivência, afeta muitos dados que analisamos e é apenas um exemplo de como incompreensão da informação que cada dado traz leva conclusões erradas, às vezes defendidas fervorosamente.
Com disponibilidade de dados e capacidade computacional para organizá-los cada vez maiores, saber analisar dados corretamente será uma vantagem competitiva fundamental para a carreira de qualquer profissional e para o sucesso de qualquer empresa.
Economista mais influente do Brasil de acordo com a Forbes, maior influenciador brasileiro no LinkedIn e ganhador do Prêmio iBest de Economia e Negócios.
São Paulo, São Paulo, Brasil

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!