Padre Cícero além de figura religiosa e política de grande importância, também nos deixou valorosos ensinamentos sobre preservação ambiental. Tão atuais que hoje fazem parte de ações disseminadas no Brasil e no mundo. Listamos alguns desses projetos e práticas sustentáveis e mostramos aqui como você pode participar:
" Não derrube o mato, nem mesmo nem, um só pé de pau." O Centro de Experimentos florestais SOS Mata Atlântica, sediados na região de Itu (Sp), é referência na área de restauração florestal. Com uma equipe de profissionais especializados, o Centro recebe visitantes para realizar práticas de reflorestamento e aprender valores sustentáveis.
"Não toque fogo no roçado nem na Caatinga." /"Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, caju, de sabiá, ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só."
O sistema de agrofloresta tem como método manter o solo sempre coberto por toda a vegetação, sem desmatar ou queimar, assim os nutrientes do solo são enriquecidos, possibilitando o plantio de várias espécies. A Cáritas Brasileira é uma entidade de atuação social em defesa do desenvolvimento sustentável. Em 2013, a entidade Regional do Ceará produziu um vídeo explicando a importância do sistema de agrofloresta. Esse filme, participou do festival internacional Online Film festival Green Unplugged. Veja no Youtube : "Agrofloresta; outro jeito de fazer agricultura no semiárido".
"Não cace mais e deixe os bichos viverem".
O Projeto SOS Soldadinho do Araripe foi idealizado pela ONG Aquasis e tem como objetivo a conservação do Soldadinho do Araripe, pássaro local ameaçado de extinção. hoje são cerca de 200 casais da espécie, que é exclusiva da região. Existe um plano de Ação nacional para Conservação do soldadinho do Araripe do governo Federal, na tentativade garantir o aumento populacional e preservar o habitat.
"Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para refazer. "
O Programa de Recuperação de Terras Degradadas do Governo Federal tem como meta recuperar 15 milhões de hectares de áreas de pastagens degradadas até 2020. o Brasil possui cerca de 30 milhões de hectares de áreas de pastagens em algum estágio de degradação, com baixa produtividade para o alimento animal. o uso correto de tecnologias e de boas práticas agropecuárias torna possível a recuperação dessas áreas.
" Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza"/"Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva. "
O Programa um milhão de Cisternas (P1MC), articulado pela Articulação do Semiárido (ASA), tem como objetivo beneficiar aproximadamente 5 milhões de pessoas da zona rural, que não têm acesso ao sistema de água potável. para alcançar esse resultado, a ASA conta com a parceria de pessoas físicas, de empresas privadas, de agências de cooperação e do governo federal.
"Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta." A Articulação do Semi Árido (ASA), rede que colabora como desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido, desenvolve um projeto que instala barragens subterrâneas em áreas de baixios, córregos e riachos, para represar e garantir água nos períodos de estiagem.
"Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a convive com a seca."
A vegetação do semiárido é singular, rica em biodiversidade. O projeto Quintais produtivos, que tem apoio da Cáritas Espanhola, realiza atividades de cultivo com o objetivo de driblar as dificuldades com a estiagem. A comunidade planta de tudo um pouco e depois a produção é comercializada, garantindo o aumento em 50 % da renda das famílias.
"Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer. mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só".
A Convenção das Nações Unidas para o combate a Desertificação e mitigação dos Efeitos das Seca- UNCCD é o único instrumento internacional que estabelece padrões de trabalho e ações na luta contra a desertificação e diminuição da intensidade dos efeitos da seca. O Brasil é um dos 192 signatários.
Fonte; CARIRI REVISTA - Edição 12
Comentários
Postar um comentário