SUPERALIMENTOS: Coma melhor, pareça mais jovem, sinta-se saudável e viva com mais qualidade - Por Tonha Reinhard



Momentos do livro : SUPERALIMENTOS

 O significado da palavra "superalimento" ultimamente tem evoluído e adquirido conotações específicas em diferentes partes do mundo. A definição geral é: "alimento considerado especialmente nutritivo ou benéfico "`a saúde  e ao bem-estar". 

Nos anos  mais recentes, entretanto, algumas definições mais específicas foram criadas, em parte para proteger os consumidores de práticas de marketing inescrupulosas. Um conceito que tem sido largamente empregado para ajudar a definir melhoro significado de "superalimento"  é o da "densidade nutriente" dos alimentos, no qual eles são  descritos como "nutrientes densos" ou "ricos", ou "nutrientes  pobres". Os assim chamados "nutrientes essenciais" são compostos daquilo que precisamos para o  crescimento e a manutenção de nosso corpo e só podem ser obtidos dos alimentos; eles incluem proteínas, carboidratos, gorduras, minerais e vitaminas. Um alimento com nutriente denso ou rico é aquele  que fornece níveis significantes destes nutrientes, com um número  razoável de calorias. um amaneira prática de se familiarizar com esse conceito é pensar no seu nível diário ideal de calorias, um nível que não promova ganho de peso.

É verdade que muitos superalimentos possuem nutrientes ricos - vegetais de folhas escuras, por exemplo, possuem alto teor de vitamina A, nutrientes essenciais e de baixo valor calórico. Mas os superalimentos também incluem alimentos com altos níveis de outros compostos que não são nutrientes essenciais, mas que ainda assim oferecem benefícios  à saúde . Se você é  como a maioria das pessoas, provavelmente  ouviu a palavra "superalimento" pela primeira vez muito recentemente. pode parecer mais um termo inteligente de marketing do que uma forma razoável de descrever um alimento específico e, de fato, poucas autoridades governamentais na área de saúde já chegaram a um termo preciso para o seu significado.  Uma definição simples, no entanto, é que um superalimento contém níveis elevados  de nutrientes essenciais e outros componentes que podem beneficiar sua saúde. E como o interesse dos meios científicos , assim como do público em geral, nesse assunto, está em alta, superlaimento é um termo que veio par aficar - e com boas razões.

Dificilmente um dia chega ao fim  sem que ocorra o anúncio de outro estudo científico sobre um determinado alimento e sua conexão com a prevenção  de doenças. um estudo extenso realizado sobre o chocolate e o risco de doenças  cardiovasculares revelou que as pessoas que comem mais chocolate têm menos riscos de sofrer enfartos e ataques cardíacos do que as quase  não o consumem. Realmente, são boas notícias se você gosta de chocolate.

o que tais estudos ressaltam é a eficiência de determinados alimentos em prevenir ou afastar doenças crônicas. Os pesquisadores não apenas chegaram a esse resultado, como provaram que eles podem ser usados para combater determinadas condições . O dr. David Jenkins mostrou que um plano de dieta incorporando alimentos específicos diminuíam os níveis de colesterol no sangue de forma tão eficiente quanto as estatinas (medicamento poderoso)), sem os efeitos colaterais. Em vez de focar um ou dois alimentos, a abordagem do dr. Jenkins envolvia o que ele chamou de "arsenal" de alimentos para baixar o colesterol"; em outras palavras, uma série de alimentos recomendados, da qual  o usuário poderia fazer  uma seleção de acordo com a preferência  e  a disponibilidade e ainda atingir os resultados desejados.

Eu já havia comprovado a sabedoria dessa abordagem há muitos anos, antes mesmo de ler o estudo do dr, Jenkins. Estava fazendo o aconselhamento de um homem com cerca de 30 anos de idade, com diagnóstico de altos níveis de colesterol no sangue, cujo médico estava prestes a tratar com medicamentos. o pai dele morrera aos 51 anos de um ataque cardíaco,  mas ele estava relutante em usar medicamentos. Iniciei nossa segunda sessão no modo "pequenos passos", sugerindo que fizéssemos mudanças graduais em seu padrão alimentar. mas o senso de urgência do paciente rapidamente me fez adotar uma conduta diferente. o que ele queria era uma mudança dramática. por isso, formulamos juntos um plano focado em uma série de alimentos, muitos dos quais figurariam, mais tarde, no "arsenal" do dr. Jenkins.

O paciente retornou menos de dois meses  depois com significativa melhora nos resultados dos testes e um bônus extra: perdera algum peso.

isso mostra que ingerindo uma série de alimentos com benefícios comprovados você pode alcançar melhora em sua saúde e em seu estilo de vida. E é onde entra esse livro. Quer você queira fazer  drásticas  mudanças em sua dieta, quer queira ir a "pequenos passos" em em direção á melhora de sua saúde, esse guia de fácil compreensão irá ajudá-lo a determinar seu próprio "arsenal" de alimentos poderosos. Estou certa de que você recontratará nele um acompanhante indispensável na sua jornada em direção a uma alimentação mais saudável, bem como maior sensação de bem-estar.

SOBRE O LIVRO   

Superalimentos são poderosas fontes de vitaminas, minerais, proteínas, fibras e outros nutrientes essenciais, como os fitoquímicos benéficos   , tais como os antioxidante, além de óleos e gorduras saudáveis.  o consumo de alimentos ricos em nutrientes significa que seu corpo recebe os níveis mais altos de nutrientes e o nível mais baixo possível de calorias, o que ajuda a diminuir o peso e contribui para o bem estar. De acordo com as últimas evidências científicas, consumir alimentos ricos em nutrientes essenciais também pode fortalecer seu sistema imunológico e ajudar a combater alguams doenças crônicas. Superalimentos revela as últimas descobertas sobre os benefícios à saúde proporcionados por determinados alimentos.                                                                                                                               .


Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!