O HOMEM DA CALÇADA - POETA JUÁ DO CEARÁ ANDRADE

 O homem da calçada

Sentado numa calçada
e com um olhar bem distante,
vi um senhor num instante
e dele me aproximei,
não sei bem o que pensei
mas só queria ajudar,
ao me ver me aproximar
não exitou num bom dia,
perguntei se eu poderia
algo então lhe perguntar.
Me falou que eu poderia
mas não saberia o que
ele iria responder,
então disse: tubo bem
eu jamais irei além
do que possa responder,
é que quando vi você
aqui nessa solidão,
até o meu coração
quis saber também porque.
O que fazes por aqui
e aonde você mora?
E sem nenhuma demora
ele logo respondeu:
Venho de um lugar distante
parei aqui um instante
só mesmo pra descansar
e fiquei aqui a lembrar
de momentos da minha vida
que doem como ferida
que demora pra sarar.
Disse então: Pode falar,
pode comigo se abrir,
quem sabe eu estou aqui
como alguém que foi mandado
pra diminuir seu fardo,
usando assim do meu jeito,
retirando do seu peito
algo que queira tirar
e quem sabe aliviar
pois pra tudo dá-se um jeito.
Me olhando pensativo
ele começou falar:
Comecei cedo a fumar
e a beber constantemente
e isso infelizmente
foi toda a minha desgraça
e o hoje faça o que eu faça
nada mais irá mudar,
até parei de fumar
mas beber é minha desgraça.
Um dia já fui casado,
tinha uma linda família,
a mulher e duas filhas
e também um bom emprego,
uma vida de sossego
até conhecer alguém
que dizia me querer bem,
ter uma vida comigo,
também tinha um amigo
daqueles que não convém.
Contei para meu amigo
o que estava acontecendo
e ele foi logo dizendo:
Tu é um sujeito de sorte,
tem mulher e tem suporte
porque não dá uma chance
e assume esse romance
mantendo tudo em segredo?
Na hora até me deu medo
mas eu quis dá essa chance.
Um certo dia eu estava
e ela veio até mim,
foi logo dizendo assim:
quero sair com você,
se acaso quiser me ver
te espero na minha casa
estou ardendo como brasa
vai lá pra me refrescar,
garanto não vai faltar
nada que não te dê asa.
Ela morava bem perto
e daí não falei nada,
sai de boca calada
e fui direto pro bar,
para então me encorajar
pedi lá uma bebida,
sem pensar em minha vida
e nem usar da razão,
bebi um bocado então
daí não tive saída.
Fui até a casa dela
no meu serviço faltei,
com ela o dia passei
só bebendo e namorando,
quando ela estava fumando
uns tragos também tirei,
foi ali que comecei
a minha vida destruir
eu não devia está ali
e foi ai que eu errei.
Naquele dia em casa
eu cheguei embriagado
e todo desconfiado
não sabia o que falar,
a mulher a me perguntar
o que tinha acontecido,
eu já tinha até bebido
mais nunca passei do ponto,
mas eu estava tão tonto
que tombei desfalecido.
O caso foi debatido
por toda minha família,
chegou pra mim minha filha
para me questionar,
comecei a me irritar
e saí sem dizer nada,
uma hora complicada,
um momento pra dizer não,
não mais beberei então
mas não pensei em mais nada.
Depois desse dia eu quase
em casa não mais parava,
minha mulher perguntava
o que estava acontecendo,
quando já amanhecendo
muitas vezes eu chegava
e cada dia piorava
nosso relacionamento,
eu via seu sofrimento
mas não me incomodava.
Um dia cheguei em casa
e a mulher me chamou,
com raiva ela me falou
pega a mala e vai embora
e ver se não mais demora
porque não aguento mais
também nem olhe pra trás
porque perderá seu tempo
e no nosso casamento
o meu amor não tem mais.
Sai de lá meio triste
nunca tinha acontecido,
mas mesmo entristecido
minha mala eu peguei,
saindo de lá pensei
eu já tenho onde morar
mas quando cheguei lá
a outra não quis saber
disse: eu não vou viver
com alguém à me vigiar.
Isso foi só o começo
da minha vida largada,
hoje eu me sinto um nada
e vivo perambulando,
vou aqui e ali ficando
e assim passando o tempo,
quem sabe chega o momento
de minha vida acabar
porque dói só de pensar
por hoje está no relento.
Depois do que eu ouvi
no meu coração doeu,
não era problema meu
mas qual a dor que se esconde?
Sei que ele fez por onde
mas não tem como negar,
jamais se pode julgar
se não pode socorrer
e tanto eu como você
pode por isso passar.
A vida é uma escola
que aprendemos todos os dias,
são tantas filosofias
no nosso cotidiano,
cada um tem algum plano
para viver e sonhar,
mas se não se exercitar
numa escola do bem
logo saberá também
que bem mau pode acabar.
A vida é uma escola que se deve aprender
e aprender direito, a cada dia uma tarefa nos é dada
e assim a vida vai passando e ou aprendemos o
que a vida ensina ou apenas perambularemos por ela.
Juá Duceará
Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Todas as reaçõesJuá DuCeará Andrade 
1

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!