Caramuru - Poema Épico do Descobrimento da Bahia. -Frei José de Santa Rita Durão

  

Caramuru - Poema Épico do Descobrimento da Bahia. Frei José de Santa Rita Durão. 1781. Primeira edição, muito rara, em excelente estado.

 
Diogo, o Caramuru; Paraguaçu e Moema, filhas de Taparica, moradoras da vila que se tornaria Salvador. A vida de Diogo Álvares Pereira, o português que "descobriu" a Bahia após um naufrágio, o que é uma bobagem, pois tudo foi apenas invasão. Mas épicos são assim, exagerados e sem compromisso com a verdade histórica. E este é o primeiro épico sobre um tema brasileiro, inspirando outros livros, poemas e pinturas (vejam o lindo Moema de Victor Meireles no MASP).

Caramuru tornou-se um clássico, além de muito bem escrito, elogiado por Manuel Bandeira. E Santa Rita Durão decidiu incluir um glossário ao longo do poema, com descrições sobre os povos originários da Bahia, costumes, locais, expressões, alimentos. Por exemplo, ele traz a primeira aparição em livro do nome aipí, a mandioca, além de pipoca, "que lançada na cinza quente, rebenta como flores brancas".

Frei José nasceu em Cata Preta, distrito de Mariana, nas Minas Gerais, como ele fez questão de ressaltar na folha de rosto. Rodou o mundo e escreveu seu único livro quando estava na França. Foi mais um mineiro, como Basílio da Gama, escrevendo sobre terras onde nunca esteve.









Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!