AS TRÊS CASAS DE PABLO NERUDA (Via Telegram)

 

Poeta, Diplomata e ex senador Chileno Pablo Neruda, descansando em sua casa em Isla Negra, fevereiro de 1970.

Poeta, Diplomata e ex senador Chileno Pablo Neruda, descansando em sua casa em Isla Negra, fevereiro de 1970.

As três casas do Poeta se tornaram museus após sua morte, e podem ser visitadas. 

Porém, das três casas de Pablo Neruda, Isla Negra é a que mais tem cara de museu: aqui estão várias das coleções de Neruda, como as carrancas de barcos, as miniaturas de barcos dentro de garrafas, objetos de vidro, conchas, até dentes de baleia.

Normalmente referida como “a terceira casa de Neruda”, na verdade Isla Negra é a primeira: foi comprada em 1939, e depois ampliada em diversas reformas. Na entrada é possível notar uma pequena locomotiva no jardim que é somente uma escultura, ela homenageia o pai do artista, que era ferroviário.

É aqui que ele vinha para produzir, envolto pelo barulho das ondas e um eventual tlin-tlin-tlin da chuva no telhado de zinco que mandou instalar no cômodo em que escrevia (e que, quando acontecia, relembrava a chuva inermitente da Temuco de sua infância, no sul do Chile). A casa foi rebatizada Isla Negra porque aqui ele se sentia ilhado para criar. O nome da casa acabou designando esse trechinho da costa de El Quisco tamanho é sua fama no país. 

"Voltei de minhas viagens. Naveguei construindo a alegria”,  Neruda mandou inscrever esta estrofe numa viga na entrada de Isla Negra. Quem quiser adotar para a vida, é só pegar: não custa nada.

Fonte: Grupo Histórias Esquecidas, no telegram

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!