CENTENÁRIO DE FATICO - POR JOSÉ HAROLDO FIUSA

 A data de hoje registra o aniversário de 100 anos de nascimento de Francisco Fiuza Lima, conhecido por FATICO.

Cidadão simples, humilde, agricultor, dono de uma inteligência ímpar, sereno, com muitos amigos e uma capacidade enorme de conciliar os conflitos, dando sábios conselhos em favor da harmonia e da paz. Tenho muito a dizer sobre essa pessoa, porém, o espaço não permite diante das enormes qualidades das quais ele é possuidor.
Convivemos durante 52 anos, tempo suficiente para que eu absorvesse todos os ensinamentos que nortearam a minha vida. Quanta inteligência, quanta sabedoria, apesar de não ter frequentado a escola. Aprendeu a ler, e através da leitura buscou aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos de forma autodidata.
Foi vereador do nosso município ainda muito jovem (23 anos) em 1946. Exerceu o cargo de Secretário de Governo durante vários mandatos, de diferentes legislaturas, numa época em que esta era a única Secretaria existente. Exemplo de pai, esposo e patrão, sendo admirado e respeitado por todos que com ele trabalharam.
Tinha muitos amigos, dentre eles (espero não cometer nenhuma injustiça por algum nome omitido): Acelino Leandro, José Lima Pinho, Souzinha e Bié seus primos, todos os descendentes de José Cabeleira e Vitorino Vaqueiro e um cidadão chamado Chico de Castro, a quem ele dispensava elogios como o cidadão mais correto e honrado de nosso município. Porém, em nossas conversas, sempre tecia elogios grandiosos ao senhor Josué Diniz e ao seu filho Joaquim Diniz, como pessoas dignas e honradas, humanas e que ajudaram os agricultores de Várzea Alegre em anos de seca.
Enfim, quero parabenizar "in memoriam" o meu pai e dizer que tenho seguido todos os seus ensinamentos, principalmente a humildade e a solidariedade com os mais carentes, entretanto, o melhor deles foi o que o senhor me disse: nunca deixe de procurar APRENDER, pois, pra isso, não existe limite de idade.
Parabéns, meu pai, tenho orgulho de ser seu filho.
Descanse em paz.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e sorrindo

Todas as rea

32

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!