O PROGRESSO E A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: - POR ANTÔNIO GONÇALO

 



O PROGRESSO E A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA:

Há um dilema constante entre o progresso econômico e a preservação dos valores culturais, edificações, costumes e bens antigos. A medida que o tempo passa, vemos que vão se esvaindo imagens físicas e sentimentais que cultivamos ao longo da vida. Quase sempre em favor da implantação de ações econômico-financeiras.
Um dos objetivos específicos de uma comunidade é conhecê-la a si mesmo e, nesse particular, seu passado arquitetônico é um estoque profícuo tanto em pesquisa quanto em valor sentimental. Porém, nem todos sabem ou cultuam esse intrincado trabalho de entender e/ou propiciar riqueza sem destruir os bens comuns da sociedade.
Pela formação profissional, tenho quase que a obrigação de defender o desenvolvimento socioeconômico do país, mas, por minha origem e sentimento bairrista interiorano, continuo sôfrego diante das imagens sentimentais e físicas que vêm desaparecendo dos cenários urbanos.
Com relação à Várzea Alegre, município onde nasci e me criei, é natural que guarde um sentimento particular maior e cheio de imagens do passado. Portanto, a cada dia que lá retorno sinto como que pedaços da cidade tenham desaparecido.
É que muitos casarões e prédios antigos estão dando lugar às intalações de modernas empresas de comércio e serviços, o que de certa forma é bom, em termos gerais, pois significa geração de mais empregos, renda e tributos.
Fui tocado por esse sentimento nostálgico na "Semana Santa" que passou, pois no Bairro Sanharol, onde moram meus pais, familiares e amigos, constatei que um casarão construído no final do século XIX, que pertencia aos ancestrais da família Bitú, havia sido demolido. No lugar já estavam sendo erguidas as estruturas onde funcionará um moderno restaurante.
Sucesso para o empresário, futuros colaboradores e clientes.

Comentários

  1. Espero que entendam a minha menssagem. Em resumo, o que quero dizer é que a memória arquitetônica de um prédio antigo pode ser utilizada na intalação de um nivo estabelecimento, inclusive, servindo como marketing do negócio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!