O Mestre Antônio Sousa e a sanfona Pretinha! - Por Giovani da Costa

 


O Mestre Antônio Sousa e a sanfona Pretinha! - Por Giovani da Costa

O mestre Antônio Sousa foi um dos primeiros músicos, tocador de sanfona de oito baixos (pé-de-bode), de Várzea Alegre. Morava no sítio Varzante e numa época muito remota, que eu não sei precisar foi convidado para tocar uma festa no sítio Roçado de Dentro, em casa de seus parentes. Levou sua velha sanfona (harmônica) de oito baixos e seu primo rico João Alves de Meneses levou uma sanfona pretinha, novinha para inaugurar, que havia comprado.
Antônio Sousa metade da festa tocou com a nova sanfona do primo a qual lhe agradou e muito.
De volta para casa, por dentro das roças, João do Sapo com sua sanfoninha na frente e Antônio Sousa com a sua atrás.
Pela metade do caminho Antônio Sousa disse para os primos: pronto, agora arranjei um motivo para não tocar mais sanfona!
De imediato João do Sapo perguntou: e é porque Antônio?
Porque se eu não conseguir comprar uma nova dessas sua, que numa velha eu não toco mais não!
João do Sapo de imediato pegou a sanfoninha e disse: pois não seja por isso, você não vai deixar de tocar não, leve, é sua!
Logo a nova sanfona foi batizada de Pretinha. Era do desejo de Antônio Sousa que depois de sua morte ninguém ficasse tocando com ela. Dizem que um certo dia, Pedro Sousa a pegou no quarto que estava guardada num bornal e tocou o Hino Nacional Os presentes não resistiram e todos choraram. Pedro Sousa retirou as "vozes" da mesma e Pretinha ficou muda para sempre e deve estar guardada em alguma casa do Roçado de Dentro.
Na foto "Pretinha" é a sanfona menor e mais velha!

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!