A Basílica Santuário de Nazaré celebra hoje os 100 anos do título basilical
C o n s i d e r a d a pelos devotos como a casa da padroeira dos paraenses, a igreja é um dos maiores símbolos da fé católica no Pará, sendo o destino final do Círio de Nazaré, responsável também por abrigar a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada pelo caboclo Plácido no ano de 1700, segundo a tradição. O título de “basílica” foi concedido pelo então papa Pio XI, no dia 19 de julho de 1923, conforme eternizado no teto do altar da igreja.
O padre Giovanni Incampo, Vigário de Nazaré, conta que o templo mariano recebeu o título quando ainda estava em obras, um privilégio, segundo ele, concedido pela própria padroeira. “Já passou um século da proclamação à Basílica da nossa igreja maravilhosa do Pará, que não estava terminada ainda quando recebeu o título, não tinha a beleza que temos agora na Basílica de Nazaré, com todos os seus mosaicos, vitrais e tudo que nós conhecemos. Àquela altura, ainda estava começando a decoração, só
se tinha a estrutura externa da igreja. Antes que se terminasse, portanto, a Basílica, o Vaticano deu esse título à igreja, acho que por privilegiado provocado pela própria Nossa Senhora”, reflete. O padre explicou, ainda, que o título de “Basílica” nada mais é do que um reconhecimento à importância do templo católico. “É o Papa quem julga se a igreja é importante e merece o título de ‘Basílica’. O termo
tem origem no grego e significa: ‘igreja mais importante da família real’ No nosso caso, creio que sendo este templo a ‘casa’ de uma denominação de Nossa Senhora tão procurada, tão venerada e amada, onde se estabelece um vínculo tão forte com a comunidade, de filhos para a mãe e de mãe para os filhos, onde os fiéis se sentem tão à vontade para procurar, tudo isso foi determinante para que a Basílica de Nazaré ganhasse esse reconhecimento do Vaticano”, avalia.
BASÍLICA DE NAZARÉ
CELEBRA CENTENÁRIO
IGREJA CATÓLICA
RELIGIÃO - Há 100 anos, a igreja que abriga a padroeira dos paraenses recebia o título de basílica
O título de basílica foi concedido pelo então papa Pio XI, no dia 19 de julho de 1923. À época, o templo ainda estava em obras.
FOTOS ACERVO FUNDAÇÃO NAZARÉ FOTOS ACERVO FUNDAÇÃO NAZARÉ
FOTOS CRISTINO MARTINS/O LIBERAL
Comentários
Postar um comentário