IMAGEM PARA A HISTÓRIA: RETRATO DA IGNORÂNCIA HUMANA

 


IMAGEM PARA A HISTÓRIA: Retrato da ignorância humana

A foto conhecida como último judeu de Vinnitsa, ao ser encontrada no álbum pessoal de um soldado alemão , tornou-se famosa por representar toda a bestialidade dos nazistas.
De um modo repugnante, além dos dizeres acima anotados em seu verso, ela mostra um judeu da capital da Ucrânia, na beira de uma vala comum, repleta de vários outros corpos. Com uma arma apontada para a cabeça, o último habitante local só esperava seu algoz, tipicamente fardado, determinar seu destino final.
Em meio aos demais expectadores que presenciavam a cena corriqueira na época, em milésimos de segundos, seu corpo, já sem vida, transformava-se em mais um mero número, de um total de 28 mil judeus de Vinnitsa executados no mesmo campo de concentração. Embora inacreditável, isso aconteceu há pouco mais de 70 anos- em 1941.
Mas, como ainda hoje, a ignorância toma conta das ideologias humanas e dificilmente será extirpada do do seio das sociedades, a triste IMAGEM PARA A HISTÓRIA desta edição deveria ser observada como uma espécie de alerta sobre o real valor do ser humano, cuja distinção não está na raça, na cor, na religiosidade, nos costumes nem na forma comunitária do pensar, mas, sim, no respeito para com o semelhante.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!