A DONZELA DE ORLEANS





É provável que Joana D'Arc  tenha nascido em 1412, em Dómremy, na região de Lorena, na França. Filha mais nova de um casal de camponeses pobres e analfabetos, desde cedo se revelou muito religiosa. Com 13 anos, dizia ouvir vozes de São Miguel, Santa Catarina de Alexandria  e Santa Margarida que lhe aconselhavam a rezar muito e ir para Orleans para combater os ingleses.
Aos 16 anos, acompanhada de seis cavaleiros, foi ao encontro do Delfim, atravessando o território dominado pelos partidários do conde de Borgonha, aliado da Inglaterra. Portando roupas masculinas, Joana finalmente se encontrou com Carlos VII. Desconfiado, o Delfim, a princípio não quis atendê-la. Mas depois, convencido de seu discurso, o Delfim lhe entregou a espada, a bandeira e um exército de 4 mil homens que, comandados por ela libertaram Orleans em 9 de maio de 1429. Joana ainda venceria mais três batalhas: Jargeau, Meung-sur-Loiree Beaungency, nos dias 16 3 17 de junho do mesmo ano.
Na primavera de 1430, Joana D'Arc, ao tentar libertar a cidade de Compi'ege, foi capturada pelos aliados do conde de Borgonha. Depois de interrogada e torturada inúmeras vezes, Joana, com apenas dezenove anos, foi queimada viva em Rouen, no dia 30 d em aio de 1431, acusada de heresia e bruxaria, Foi o fim da grande heroína francesa da Guerra dos Cem Anos. 
Fonte: HISTÓRIA EM PERPECTIVA - No. 26 {LEITURAS DA HISTÓRIA}

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!