O COBREIRO E O REZADOR - POR DR. SÁVIO PINHEIRO



 O COBREIRO E O REZADOR

Herpes Zoster, doença infecciosa provocada por um vírus, ataca indivíduos debilitados, com imunidade baixa, e que tiveram na infância a terrível catapora, doença bolhosa provocada pela Varicela-Zoster. O conhecido cobreiro, por mais que o médico faça pelo bem estar de seu paciente jamais será valorizado. O mérito será sempre do experiente rezador.
– Doutor, há três dias fui mijado por uma aranha, e desde então não paro de sofrer. A dor e o queimor são tão grandes que tive de pedir socorro.
Após exame clínico, o médico diz com segurança tratar-se de um cobreiro.
– Esta doença é benigna, porém maltrata muito. Vou prescrever uma medicação para acalmar o vírus, anti-inflamatórios e analgésicos. Devo dizer que ela o importunará por 30 dias, se você tiver a sorte de não ficar com sequelas, entendeu?
– Perfeitamente, doutor!
Na semana seguinte, o paciente exausto de sofrer, não só pela dor, mas também pelo pânico criado por familiares e vizinhos, procura uma segunda opinião.
– Vai procurar um médico particular, esse doutorzinho do posto não sabe de nada!
O segundo profissional da medicina lhe prescreve analgésicos mais fortes e o orienta. O paciente não tem melhora. Entra na terceira semana da doença e um amigo sugere para ele procurar um médico numa cidade maior, pois se o cobreiro fechar de um lado para outro, é morte na certa. O paciente, em desespero, vende a cabra leiteira, as laranjas que aumentavam a vitamina C de sua alimentação e as galinhas com suas potencialidades proteicas.
– Doutor, eu não quero morrer. Vendi tudo que eu tinha.
O médico prescreve uma receita com medicamentos de nomes difíceis, porém com a mesma molécula, acrescenta drogas que atenuam as dores neurais e esclarece mais uma vez a evolução natural da doença. Ele não se cura. Sem dinheiro e com medo, pega um empréstimo com o agiota e vai para um rezador na serra da esperança. Após despir-se e ficar de pé numa sala estranha, entre sussurros de rezas e riscos de esferográfica circulando as lesões, ele ouve atento.
– Pare de tomar a medicação dos médicos, pois quem cura cobreiro é reza!
Realmente, com sete dias de rabiscos a doença desaparece do corpo. Completara os 30 dias de evolução da mazela.

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!