Já se perguntou o motivo de se chamar Santo Sepulcro?

 


Já se perguntou o motivo de se chamar Santo Sepulcro?

No Horto do Padre Cícero, na extensão que corresponde a Trilha do Santo Sepulcro, lugar de peregrinação, era comum a prática de sepultar Beatos na época do Padre Cícero.
Biografia:
Trilha de 3 km usada por romeiros, peregrinos, pagadores de promessas, turistas e penitentes no geossítio da Coluna do Horto. É um campo de rochas gigantes onde se deixam ex-votos, fitas, retratos, imagens de santos e totens de pedras. Lá, no alto da montanha, em Juazeiro do Norte, está a estátua de Padre Cícero.
O caminho da providência:
Sacrário a céu aberto, a trilha do Santo Sepulcro é lugar de recorrência para quem se vele do místico em Juazeiro do Norte.
O caminho da providência
Sacrário a céu aberto, a trilha do Santo Sepulcro é lugar de recorrência para quem se vele do místico em Juazeiro do Norte.
Ao inferno, dona Antônia de Jesus, 60, diz ter ido e voltado. De noite e de dia. Uma mandinga que teriam feito contra ela e durante uns 20 anos a atormentou em Juazeiro do Norte. Bastava fechar os olhos e se transportava contra seu querer para o medonho. "A mulher fez o feitiço com todo tipo de demônio, todo tipo de satanás", sustentou com convicção.
Teria sido, suspeita Antônia de Jesus, "por conta de inveja, inveja da minha família, da nossa convivência. Fez com o Livro de São Cipriano, sofri muito e ainda estou sofrendo. Não é brincadeira, não", ressente.
E o que a senhora via? "Meu filho, tanta coisa feia. Tanta gente virada em coisa feia, tanto lobisomem. Não é nem para eu me lembrar do que eu sofri, do que eu vivo passando. Graças a Deus, já está passando".
Quando nos encontramos no caminho do Santo Sepulcro, uma trilha de três quilômetros entre a estátua de Padre Cícero (no Horto da Colina) e uma floresta de pedras gigantes e Caatinga, Antônia de Jesus agarrava, em uma das mãos, um rosário azul; na outra, um guarda-chuva preto para se proteger do sol de agosto no Cariri. Ali, teriam se refugiados beatos para capir penitências.
Dei também com uma família de Araripina, os pernambucanos Sebastião Sousa, 28, Daniela Mendes, 28, Gabriele Mendes, 7 e Emanuel Sousa, 18. Daniele, que vem desde os 7 anos de idade quando aprendeu o caminho das romarias com a avó Isabel, atraiu o namorado (e hoje marido) Tião. Veem pagar promessa.
Também cruzei com o destino de Maria Zuleide, 56. Há 12 anos, ela vai buscar o sustento na Colina do Horto e na trilha do Sepulcro. Vende pipoca torrada, água, bombons, terços, rosários, medalhas e fitinhas de um cardápio de santos que povoam Juazeiro. No inverno, não desperdiça chuva e aposta na roça lá embaixo. "Passo aperto, mas não passo fome. É a providência do meu 'padrim'. Aqui em Juazeiro é ele", tem crença.
PATRIMÔNIO. O caminho do Santo Sepulcro é parte do Geopark Araripe. Está localizado no geossítio da Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. São três quilômetros de trilha.
NATUREZA. O cenário natural de pedras gigantes, as mais antigas da Chapada do Araripe, se misturam a capelas, relíquias devocionais como fitas amarradas nas árvores, cruzeiros, entalhes nas rochas, ex-votos e outros objetos.
PECADOS. Algumas pedras têm nomes como a do "pecado", a da "escada" e da "coluna". Fiéis e turistas interagem com os monumentos na paga de promessa, atravessando algumas delas e "medindo pecados". Uma brincadeira em meio ao religioso.
PENITÊNCIA. Por causa da dificuldade de acesso, distância e escalada, a trilha do Santo Sepulcro é considerada lugar de penitência. Há quem percorra com pedra na cabeça.
PADIM. Padre Cícero Romão Batista nasceu em 24/3/1844. Faleceu há 85 anos, em 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte.
Informações: O Povo.
Demitri Túlio (texto) demitri@opovo.com.br
Fábio Lima (fotos) fotografia@opovo.com.br

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!