ASCENSO GAGO... O CONSTRUTOR DO TEMPLO CATÓLICO MAIS ANTIGO DO SIARÁ-GRANDE E O MAIOR MISSIONÁRIO DA SERRA DA IBIAPABA - POR JOÃO BOSCO GASPAR
ASCENSO GAGO... O CONSTRUTOR DO TEMPLO CATÓLICO MAIS ANTIGO DO SIARÁ-GRANDE E O MAIOR MISSIONÁRIO DA SERRA DA IBIAPABA.
O padre Ascenso Gago era natural de São Paulo, onde nasceu em 1665. O Catálogo da Companhia de Jesus do ano de 1694 (em latim), diz que:
“Padre Ascensus Gago, paulopolitanus, annorum 29, bona valetudine, admissus Bahyae anno 1680; studuit humanitati per sesquiannum; Philosophiae per triennium, Theologiae 2 annis. Docuit Grammaticam per triennium. Versatur inter Indos in Ceará Magno, quorum Superior est; et eorum lingua optime callet”.
Trabalhou por mais de 10 anos seguidos, com os índios da Serra da Ibiapaba, capitania do Ceará. “Incansável continuou até a morte, na mesma obra de cristianização e pacificação dos índios, em perpétuas excursões apostólicas, ao perto e ao longe, por todas as ramificações da Serra da Ibiapaba. Pode e deve ser considerado o seu maior missionário”.
No contexto da querela entre os missionários da Companhia de Jesus da Serra da Ibiapaba e os padres do Curato das Ribeiras do Acaraú, Ascenso Gago foi alvo de denunciação caluniosa por parte padre João de Mattos Monteiro (padre Matinhos). Serafim Leite diz que:
“O capitão-mor Pedro da Rocha Franco casou-se com uma moça educada pelo padre Ascenso Gago, de cujo casamento teve muitos filhos, os quais se estabeleceram em diversos pontos, a saber: Pedras de Fogo, Ibuaçu, Viçosa e outros. Mais uma vez a calúnia transformava em filhas as [4] sobrinhas”. O padre Ascenso Gago faleceu 17 de maio de 1717, no caminho da Ibiapaba para a Bahia.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Aldeia da Ibiapaba (atual Viçosa), o templo católico mais antigo do Ceará, foi edificado entre os anos de 1695 e 1700.
Por João Bosco Gaspar. Credito das imagens: Gentil Barreira.
Comentários
Postar um comentário