163 anos da entronização da imagem de Santo Antonio como padroeiro do distrito de Cariutaba (território de São Mateus - Jucás) ocorrida no dia 1º de junho de 1862.
Os registros ora apresentados, oriundos do que foi traduzido por fontes orais, nos contam algumas origens da capela do povoado de Santo Antônio (Cariutaba - Farias Brito) e dos primórdios da devoção ao Taumaturgo, no vale do Cariús. Essas memórias foram transcritas pelos conceituados cariutabenses Maria Luiza de Oliveira e Raimundo Alves de Araújo (in memoriam), ícones e baluartes da história distrital.
“Pedro Fernandes de Alcântara, abastado senhor dono de terras e escravos, era descendente da família Fernandes Gonçalves, uma das pioneiras no processo de formação e organização do povoado. Era sogro do Sr. José da Silva, outro Sr. de posses. Religiosos que eram, idealizaram a construção de um nicho de oração onde os fiéis pudessem adorar a Deus.
A ideia inicial proposta pelo Sr. Pedro Fernandes, a quem o povo chamava respeitosamente “Pai Pepêdo” era de que o templo fosse construído defronte à CASA GRANDE DA FAZENDA”, local hoje denominado rua do funil. Seu sogro. José da Silva, optou pela edificação do templo no local atual o que gerou embates e discordâncias entre ambos e suas famílias.
A imagem de Santo Antônio, venerada na “CASA GRANDE DO SÍTIO JUÁ” sob o poder do genitor de José da Silva, foi entronizada na capela no dia 1º de junho de 1862”.
Simbiótica relação de fé e devoção deram ao lugar o topônimo de Vila Santo Antônio em suas origens que remontam do período imperial, quando suas terras pertenceram ao remoto São Mateus (Jucás).
A autonomia distrital deu-se aos 08 de fevereiro de 1913. Já a denominação de “Ingá” surge nos anais da história no ano de 1936, quando o território é transferido para o município de Quixará. Somente em 1943, surge a atual nomenclatura de Cariutaba, alusão aos primeiros habitantes da ribeira Cariús.
Viva "SANTANTÕI VÉI" nos seus 163 anos.
Memórias de Quixará - Farias Brito - Ceará (Facebook)
Comentários
Postar um comentário