LAMPIÃO DA ESQUINA — UM JORNAL LGBT+ EM PLENA DITADURA 🏳️🌈🏳️⚧️
Hoje é dia do Orgulho LGBT+, então vamos falar sobre um ícone carioca da resistência e da luta contra o preconceito — o jornal LAMPIÃO DA ESQUINA.
Publicado entre 1978 e 1981, o LAMPIÃO era um jornal independente, impresso no Rio, que trazia reportagens ousadas e manchetes quase revolucionárias — uma cobertura jornalística séria sobre o universo LGBT+ (sigla que sequer existia na época), mas sem perder o humor.
Isso tudo em plena ditadura militar, uma época em que o preconceito, a repressão e a violência pareciam não mais conseguir conter a libertação sexual e moral da sociedade.
O advogado e ativista @Renan_Quinalha nos contou que o LAMPIÃO se destacava em meio à chamada “imprensa nanica” por sua qualidade literária, editorial e política.
“O conselho editorial do LAMPIÃO tinha nomes respeitados como @aguinaldofsilva e @joaosilveriotrevisan — jornalistas com importantes trajetórias”, ressaltou.
Primeiro do gênero no Brasil, o LAMPIÃO sempre foi contrário ao autoritarismo. Apoiou causas difíceis — inclusive de outros movimentos — trazendo à tona a realidade diária de violência e preconceito.
Inclusive o LAMPIÃO foi diversas vezes censurado e teve sua redação invadida pela repressão do regime militar.
Mas o LAMPIÃO não era só militância. Além do tom debochado em sua linguagem, abordava temas sexuais que eram “tabu”, mapeava os territórios “gueis” e os códigos de sociabilidade típicos de cidades grandes e os apresentava a seus leitores.
Com circulação nacional de quase 20 mil exemplares por mês, o LAMPIÃO retratava um “guei” que entendia cada vez mais sua identidade, mas, ao mesmo tempo, ria de si mesmo.
Para saber mais:
Leia o livro “Contra a moral e os bons costumes: a ditadura e a repressão à comunidade LGBT”, de @Renan_Quinalha - que tem um capítulo sobre o LAMPIÃO!
🎞 Assista ao documentário “Lampião da Esquina”, da cineasta @LiviaPerez, que está disponível no @CanalBrasil.
VÁ NO LINK DA BIO E…
Leia o texto “Lampião da Esquina”, um jornal LGBTQIA+ em plena ditadura”, na coluna de @DanielSampaio na @VejaRio.
VOCÊ JÁ TINHA OUVIDO FALAR NO “LAMPIÃO DA ESQUINA”?
Comentários
Postar um comentário