Postado por
Giovani Costa
em
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
MERCADO LITERÁRIO: CELEBRAÇÃO CULTURAL DOS ESCRITORES DE VÁRZEA ALEGRE
Por Dagoberto Diniz
A cultura é uma característica inerente a todos os povos. Ela não é inata, mas construída coletivamente e em constante transformação ao longo do tempo. A cultura é, assim, parte de um povo, faz parte da sua história, é a sua própria história. Quem valoriza as manifestações culturais – sejam elas materiais ou imateriais – dá um grande passo rumo ao desenvolvimento político, econômico e social de qualquer nação, estado ou município. Ser indiferente a essa perspectiva cultural é ignorar e desprezar o potencial e a imaginação criadora de mulheres e homens de todas as etnias, crenças e ideologias.
No convívio diário, através da linguagem, do diálogo, da observação e intervenção na realidade, adquirimos e construímos saberes, conhecimentos que transformam o mundo. É assim que mulheres e homens fazem cultura.
Paulo Freire já dizia: “A cultura é criação humana e, por isso, reflete a capacidade que temos de intervir no mundo e transformá-lo”.
A cultura literária é um documento onde temos registrada a história, modos de ser de um povo, visão de mundo, formas de manter o status quo e também de questioná-lo, a fim de transformá-lo.
Quem apoia e defende a cultura protege a sua comunidade, fortalecendo os laços de união entre as pessoas e com a sua própria história. Seguir na contramão desse princípio é o mesmo que negar o passado e a identidade de um povo.
Preservar a memória e cultivar a identidade de um povo são gestos que dignificam uma nação, estado ou município.
Em Várzea Alegre-CE o compromisso com a cultura tem gerado ações concretas reveladoras da criatividade da sua gente. A gestão do prefeito Flavinho permanece com as ações de valorização da cultura e história do município, por meio dos incontáveis exemplos: os eventos religiosos e populares (Festa de Agosto, as tradições da Semana Santa, o Carnaval e o festejo junino), na arquitetura, na pintura e desenho, música, dança, o teatro, o bordado, a cerâmica, a arte em couro, o artesanato de palha, argila, redes, cestarias, expressões e provérbios populares.
Além de toda essa riqueza cultural, o município conta ainda com a valiosa produção literária dos seus escritores — homens e mulheres que registram as belezas, as lutas e a história da terra de Papai Raimundo.
Os escritores varzealegrenses revelam toda a sua verve criativa, a sua percepção do mundo e do ser humano por meio da prosa e do verso. Suas obras além de registrarem a história e a cultura do município, realizam também um olhar crítico e reflexivo sobre as contradições do mundo social e político.
Esse cenário literário foi reverenciado no requintado Mercado Público Josué Alves Diniz, com a realização do “Mercado Literário” — em 11 de julho do ano em curso — um evento que prestou homenagem aos escritores de Várzea Alegre, com exposição, divulgação e venda das obras desses notáveis intelectuais.
A celebração cultural foi conduzida pelo poeta Cláudio Souza, que o fez com maestria e arte, sempre exaltando a beleza da palavra dos literatos locais.
O “Mercado Literário” foi idealizado pela psicóloga e escritora Linda Lemos e contou com participação efetiva do presidente da Academia Varzealegrense de Letras, (AVL) — o escritor e jornalista Bruno Siebra — bem como dos demais confrades e confreiras desse ilustre silogeu. A eles, nossos parabéns e eternos agradecimentos.
Merece destaque, nesse relevante encontro literário, a presença do gestor municipal, prefeito Flavinho, e da primeira-dama, Ingrid Lemos, cujo apoio foi fundamental para a realização e o êxito da iniciativa.
Flavinho, além de garantir aporte material para a ambientação do espaço — como a elegante ornamentação e a contratação de um músico — adquiriu diversas obras de autores varzealegrenses que estavam expostas no evento. Com essa atitude, o gestor reafirma seu compromisso com a cultura, especialmente da literatura local, ao mesmo tempo em que contribui para enriquecer as bibliotecas das escolas públicas do município.
A secretária de educação, professora Fabia Oliveira, foi diligente em todos os momentos, colocando-se à disposição sempre que os serviços e apoios se fizessem necessários.
A secretária Fábia falando das atividades pedagógicas para o segundo semestre citou um dos projetos da primeira-dama Ingrid Lemos que é a criação da “Primeira Semana Literária”, um projeto que será integrado ao calendário escolar de Várzea Alegre. Uma ideia concebida desde o início da atual gestão e que em breve será efetivada – uma boa notícia para a educação pública municipal.
O “Mercado Literário” foi muito significativo, pois além de ser um espaço de divulgação e valorização da produção literária dos autores varzealegrenses, funcionou como incentivo aos que produzem literatura, mas que ainda não publicaram suas obras.
Os autores homenageados, cujas obras literárias enriquecem a cultura de Várzea Alegre, merecem sinceros parabéns: Paulo Viana, Marco Filho, Antônio Cyrle, Antônio Gonçalo, Liduina de Sousa, Linda Lemos, Bruno Siebra, Sávio Pinheiro, José Gonçalves, Washington Pinheiro e Dagoberto Diniz.
Tenho dito que o amigo Giovânio Costa tem potencial e trabalhos escritos suficientes para lançamento de um livro. Esperamos que o mesmo tenha o apoio necessário para tal.
ResponderExcluirMuito grato meu caro amigo Antônio Gonçalo pelo reconhecimento e apoio. Me sinto honrado em receber um elogio desta natureza de um escritor talentoso do seu nível. no evento, fui cobrado por isto e espero poder realizar este sonho!
Excluir