A Casa do João-de-barro Texto: Augusto Júnior Vasconcelos

 


A Casa do João-de-barro

Acaba a temporada de chuvas e o pássaro João-de-barro (o construtor) se prepara para construir seu ninho ou sua casa.
A água das chuvas molhou a terra, antes seca, agora úmida, criou o material ideal para o construtor começar a fazer o seu trabalho.
Barro, palha, raízes, são unidos até se formar em uma massa argilosa que é esculpida pelo João-de-barro e sua parceira, gerando uma tipo de forno espesso, onde muito em breve a fêmea colocará seus ovos.
A casa depois de feita fica tão sólida que de secar e endurecer poderá suportar climas adversos e permanecer em um bom estado durante muitos anos. O João-de-barro atua como uma espécie de arquiteto.
Estava passando na estrada vicinal entre os povoados Vereda da Jurubeba e Açude do Mão Cortada quando de repente atravessa um camaleão no caminho.
Parei a moto para tentar fazer uma foto dele, como a passagem foi rápida não consegui fazer a imagem mas ao olhar a vegetação vi aquela construção singular em meio à vegetação, contemplei a bela casa, rica em detalhes e diga se de passagem, linda e feita de forma sustentável, daí fiz este registro, que considero um dos meus melhores.
Voltando ao camaleão que atravessou a estrada: Teria sido mera coincidência ou foi para que eu fizesse esse registro e contasse mais uma estória.
Texto: Augusto Júnior Vasconcelos.
Castelo do Piaui (Facebook0

Comentários

AO ACESSAR ESTE BLOG VOCÊ TENHA O PRAZER DE SE DEPARAR COM AS COISAS BOAS DA NOSSA TERRA! OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!